Ciclomobilidade

Malha cicloviária do Distrito Federal

 

• Possui 727 km de extensão, sendo:

 

  •  509,23 km de ciclovias,
  •  75,83 km km de ciclofaixas,
  •  61,15 km de calçadas compartilhadas,
  •  9,05 km de ciclorotas,
  •  68,57 km de infraestrutura em parques e
  •  2,99 km em zona 30.

 

 

• É uma das maiores malhas cicloviárias do país

• Disponível em 32 Regiões Administrativas

 

Mapa Cicloviário do DF 

 

Planejamento de ciclovias

 

• Compete à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

• Articulação feita com órgãos que realizam e/ou executam projetos de infraestrutura viária: DER/DF, Novacap, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Obras.

 

Implantação de ciclovias

 

→ Novacap: Implanta infraestrutura de ciclovias no DF

→ DER: Implanta infraestrutura de ciclovias em áreas de influência de rodovias do DF

 

Manutenção e reforma de ciclovias

 

→ Novacap: nas ciclovias do DF

→ DER: nas ciclovias sob área de influência de rodovias do DF

→ Detran: responsável pela sinalização das ciclovias do DF

 

Critérios utilizados para implantação de ciclovias

 

• Estudos técnicos elaborados pela Semob

• Demandas das Administrações Regionais e dos cidadãos (por meio da ouvidoria)

 

Espaços destinados à circulação de bicicletas (fotos)

 

Ciclovia: via segregada exclusiva para ciclistas.

Ciclofaixa: faixa exclusiva para ciclista na via.

Ciclorrota: via compartilhada por motoristas e ciclistas.

Rua compartilhada: via compartilhada por motoristas, ciclistas e pedestres.

Passeio compartilhado: calçada compartilhada por pedestres e ciclistas.

 

 

Planejamento de Ciclomobilidade

 

Programa Vai de Bike

 

 https://semob.df.gov.br/programa-preve-malha-cicloviaria-do-df-com-mais-de-1-000-km-e-300-bikes-eletricas-compartilhadas/

 

Paraciclo/ Bicicletário

 

Paraciclo é um suporte físico para prender e guardar bicicletas. Pode ser instalado como parte do mobiliário urbano ou dentro de uma área delimitada, chamada de bicicletário.

 

– A implantação de paraciclos e bicicletários é priorizada em locais de grande circulação:   próximo a terminais de ônibus, escolas, praças e pontos comerciais e de lazer.

 

– Outros entes públicos (como a Seduh, a Novacap e as Administrações Regionais) e entes privados (como shoppings) também planejam e instalam paraciclos e bicicletários.

 

Bicicletas compartilhadas

 

– Projeto piloto de operacionalização de bicicletas compartilhadas foi implantado no Plano Piloto em maio de 2014.

 

– Em abril de 2020, após seis anos de serviço prestado, a empresa Serttel, operadora do programa +Bike, cancelou o contrato de cooperação com a Semob.

 

– Em outubro de 2021, começou a funcionar um novo sistema de bicicletas compartilhadas do DF, operado pela empresa Tembici, cadastrada e habilitada em chamamento público.

 

– Em 2022, a Tembici totalizou a implantação de 70 estações e a disponibilização de 530 bicicletas.

 

– As bikes estão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.

 

– Confira os valores e os endereços das estações das bikes compartilhadas da Tembici aqui.

 

Histórico – Ciclovias do DF

 

– A primeira ciclovia do DF foi construída pelo DER-DF em parceria com a Universidade de Brasília, em 26 de outubro de 2006. Fica na Rodovia DF-005, com extensão de 12,5 km, e liga o Lago Norte ao Varjão, seguindo até a subida do Paranoá;

 

– As demais ciclovias foram sendo construídas em sequência , também pelo DER/DF, como a ciclovia do Itapoã (6,5 km de extensão), a ciclovia que liga São Sebastião ao Jardim Botânico (12,5 km) e a ciclovia de Samambaia (7,5 km), que faz a integração com as estações do Metrô;

 

– Em 2009, a Novacap emitiu ordens de serviço para construir 301 km de ciclovias, em diversas regiões administrativas;

 

– Em 2010, havia um total de 242,57 km de ciclovias no DF; em 2015, 337,37 km e em 2016, 420 km;

 

– Em 2017, quando haviam 442 km de ciclovias no DF, foi lançado o Plano +BIKE, ampliando as possibilidades de deslocamento para os ciclistas, com a construção de uma rede cicloviária contínua e integrada ao sistema de transporte coletivo;

 

– Em 2018, o DF tinha 466,60 km de ciclovias e em 2020, 553,95 km;

 

– Em 2021, 25 km de infraestrutura cicloviária foram implantados;

 

– Em 2022, foram executadas ciclovias na EPAR (5,5 km), na DF-480 (5,3 km) e na  DF-065 (4 km);

 

– Em 2023, a malha cicloviária contou com 664,77 km.

 

  • – Em 2024, a malha cicloviária contou com 687,12 km. O GDF lançou o programa Vai de Bike, com meta de alcançar 1.012 km, interligar e revitalizar ciclovias.