SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
COMPETÊNCIAS LEGAIS
II – Estabelecer diretivas para a melhoria e integração dos sistemas viário, de transporte e de trânsito;
III – Fomentar a utilização prioritária dos serviços de transporte público coletivo e dos modos de transporte não motorizados;
IV – Propiciar a universalização e a equidade no acesso dos cidadãos e promover a prestação adequada de serviços de transporte urbano no Distrito Federal;
V – Viabilizar a integração entre os modos e serviços de transporte e a redução dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas;
VI – Promover a regulação, delegação, gestão, fiscalização e controle dos serviços de transporte urbano no Distrito Federal;
VII – Definir preceitos para o transporte de cargas;
VIII – instituir diretrizes e promover a execução da infraestrutura de suporte aos passageiros dos serviços de transporte;
IX – Conceber e implementar programas, projetos e ações relativas aos serviços de transporte de passageiros, à mobilidade urbana, ao trânsito, à acessibilidade universal, ao transporte de cargas à infraestrutura viária do Distrito Federal;
X – Exercer a coordenação geral e a execução do Programa de Transporte Urbano – PTU; e
XI – Promover a integração do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF com o Serviço de Transporte Coletivo Semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF, na forma da legislação pertinente.
Gabinete
É composto pela Secretaria Executiva de Mobilidade e pela Chefia de Gabinete que prestam assistência direta e imediata ao Secretário de Estado.
Assessoria Administrativa
Auxilia diretamente o Gabinete do Secretário de Estado em assuntos, programas e projetos de interesse da Secretaria;
Assessoria Jurídico-Legislativa
Auxilia juridicamente o Secretário de Estado e as demais unidades da Secretaria;
Assessoria de Comunicação
Presta assistência à Secretaria nos assuntos de comunicação social, promovendo a divulgação de atos, ações, realizações e eventos de interesse do órgão e da comunidade;
Ouvidoria
Facilitar o acesso do cidadão ao serviço de ouvidoria.
Unidade de Controle Interno
Oferece orientação preventiva aos gestores da Secretaria, contribuindo para a identificação antecipada de riscos e para a adoção de medidas e estratégias de gestão voltadas à correção de falhas, aprimoramento de procedimentos e atendimento do interesse público;
Comissão Permanente Disciplinar e de Responsabilidade de Fornecedores
Elabora minuta de portaria instauradora de: sindicância; processo administrativo disciplinar; e processo de responsabilização de fornecedores, ou, ainda, despacho de instauração de procedimento de investigação preliminar, para posterior encaminhamento ao Gabinete por meio eletrônico/digital.
Subsecretaria de Operações
Dirige, coordena e controla a execução das atividades da programação operacional do transporte Público Coletivo e suas respectivas unidades orgânicas.
Subsecretaria de Arrecadação, Gestão e Controle de Gratuidades
Assessora a Secretaria em assuntos relacionados às definições e controle da arrecadação proveniente do uso de cartões de bilhetagem automática, subsídios e repasses financeiros relacionados à operação do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF a sua área de atuação, e submeter a sua apreciação os atos administrativos e regulamentares.
Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle
Promove a execução das políticas de fiscalização, auditoria e controle do Sistema de Transporte do Distrito Federal.
Subsecretaria de Terminais
Presta assistência direta e imediata à Secretaria, nos assuntos pertinentes à gestão, construção e manutenção dos terminais rodoviários, estações do sistema de BRT e abrigos de passageiros do Distrito Federal.
Subsecretaria de Parcerias e Concessões
Propõe a estruturação de concessões e parcerias público-privadas para implementação de empreendimentos públicos envolvendo obras e serviços nas áreas de transporte e mobilidade.
Subsecretaria de Administração Geral
Coordena, controla, acompanha e aprova a execução setorial das atividades relacionadas ao planejamento e à execução orçamentária e financeira, aos serviços gerais, aos recursos materiais e patrimoniais, à documentação e comunicação administrativa, ao arquivo, à gestão de contratos e convênios e ao apoio administrativo.
Subsecretaria de Tecnologia da Informação
Promove a gestão da tecnologia da informação da Secretaria.
Subsecretaria de Planejamento
Propõe diretrizes para a formulação da política de mobilidade, assegurando que sejam preservados os critérios firmados pela Lei Federal de Mobilidade e o disposto no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal – PDTU/DF;
Subsecretaria de Serviços
Promove e coordena a implementação de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento dos Serviços de Transporte Individual, Público e Privado.