Noticia aberto
População pode contribuir com o Plano de Transporte e Mobilidade do DF até 30 de setembro
COMPARTILHAR
Manifestações por escrito podem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no site do PDTU
Ainda dá tempo de enviar propostas para a elaboração do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) vai receber contribuições escritas até o dia 30 de setembro. Para se manifestar sobre melhorias para o transporte público coletivo e a mobilidade urbana, basta preencher o formulário online, disponível na página do PDTU, acessível através do link https://sistemas.df.gov.br/PDTU/PaginaInicial.
A medida da Semob favorece as pessoas que não tiveram oportunidade de participar das oficinas de propostas, realizadas de 18 de agosto a 4 de setembro em todas as 35 regiões administrativas do DF. De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o projeto será consolidado somente com a análise de todas as contribuições recebidas.
“A modelagem do sistema de transporte, com as soluções mais adequadas, será feita no laboratório a partir dos dados coletados nas pesquisas de campo e nas contribuições recebidas da população. Todo esse grande conjunto de dados vai ser analisado pela equipe técnica, que vai simular as soluções e apresentar as propostas finais ao projeto que será debatido nas audiências públicas”, explicou Zeno.
O resultado das oficinas de propostas foi apresentado pela Semob, nesta terça-feira (9), em reunião do Conselho de Transporte Público Coletivo do DF. Durante a reunião, o secretário Zeno garantiu que todas as contribuições da população e de entidades serão analisadas.
“A participação ativa da população neste momento final das contribuições escritas é de suma importância para o projeto. Estamos convidando cada brasiliense a contribuir para aprimorar um projeto que definirá o transporte e a mobilidade para os próximos 10 anos no Distrito Federal. As sugestões podem trazer perspectivas valiosas ao trabalho da equipe técnica, assegurando que o PDTU e o PMUS sejam alinhados às necessidades e anseios da população”, afirmou o secretário.
Após o encerramento do prazo de contribuições, a equipe técnica fará um minucioso processo de consolidação das propostas. Este trabalho envolve a análise detalhada das manifestações escritas e a sistematização das contribuições levantadas nas oficinas presenciais, integrando as sugestões populares ao corpo do projeto.
O projeto consolidado será submetido a novas etapas de participação popular, em audiências públicas previstas para outubro e dezembro deste ano. Somente após essa validação democrática, o projeto será encaminhado para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).