25/08/2025 às 19h19 - Atualizado em 25/08/2025 às 19h24

Oficinas para debater transporte e mobilidade chegam a mais 11 regiões administrativas

COMPARTILHAR

Oficinas para debater transporte e mobilidade chegam a mais 11 regiões administrativas

Encontros acontecem entre esta segunda (25) e quinta (28), a partir das 19h

 

Mais 11 regiões administrativas vão receber as oficinas temáticas para discutir o transporte e a mobilidade urbana do DF entre esta segunda (25) e quinta-feira (28). As reuniões vão acontecer a partir das 19h, na Candangolândia, Park Way, Arapoanga, Itapoã, Sobradinho, Guará, SCIA/Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Gama, Recanto das Emas e Santa Maria (a relação completa das datas e dos locais pode ser vista aqui). Esta é mais uma das etapas de atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).

 

"Não é necessário morar nessas regiões para participar, pois as sessões são abertas a todos. Essa é mais uma oportunidade para que a população contribua com a construção desse plano essencial, que definirá as obras e serviços de transporte e mobilidade para os próximos anos”, esclarece o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

 

Durantes as oficinas, os moradores têm a oportunidade de conhecer (e debater) o diagnóstico do transporte e a mobilidade de cada região administrativa. Esse trabalho foi elaborado com várias pesquisas de campo para estudo da origem e destino nos deslocamentos das pessoas, além de dados sobre a satisfação do transporte público coletivo, contagem de tráfego, levantamento das condições da infraestrutura para os modos ativos e para o transporte coletivo, entre outras.

 

Na semana passada, os moradores de 12 regiões tiveram a oportunidade de debater o diagnóstico do transporte e a mobilidade do DF. As oficinas aconteceram em São Sebastião, Jardim Botânico, Brazlândia, Lago Sul, Samambaia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Água Quente, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal e Cruzeiro.

 

Assuntos discutidos

Ciclovias conectadas, estacionamentos para bicicletas, calçadas acessíveis e espaçosas, e a integração da mobilidade ativa com o transporte público coletivo são alguns dos temas apresentados aos moradores.

 

Além disso, a população pode conhecer o conceito de rua completa, que inclui calçadas amplas, ciclovias, travessias seguras, arborização e faixas exclusivas para ônibus, com o objetivo de criar espaços urbanos mais seguros, inclusivos e sustentáveis, sendo implantadas, comumente, em vias comerciais ou de uso misto, com altas densidades. O modelo deverá ser incluído tanto na atualização do PDTU quanto na elaboração do PMUS.

 

Até o dia 4 de setembro, as oficinas vão contemplar todas as regiões administrativas do DF.

 

Confira os endereços das Oficinas em cada RA