Noticia aberto
GDF vai construir mais três mil paradas de ônibus
COMPARTILHAR
Abrigos vão beneficiar passageiros em todo o DF, incluindo substituição de estruturas antigas
O Distrito Federal vai receber três mil novos abrigos em paradas de ônibus, beneficiando os passageiros do transporte público coletivo de todas as regiões administrativas. Os avisos de licitação foram publicados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) no Diário Oficial do DF (edições de 16 e 17 de junho). A previsão é que sejam investidos R$ 108 milhões até o fim de 2026.
“A nossa meta é que até o final de 2026 todos os pontos de parada de ônibus do DF tenham abrigo para os passageiros”, disse o titular da Semob, Zeno Gonçalves. Segundo ele, a Secretaria fez um levantamento de 100% das paradas e identificou os 500 abrigos que precisam de manutenção. “Algumas estruturas estão em condições muito ruins, estão danificadas, vandalizadas e, se houver necessidade, serão substituídas por abrigos novos”, afirmou.
Serão contratados dois tipos de abrigos. Um é o modelo reduzido, adequado para locais onde não há espaço físico suficiente para os abrigos comuns, num total de 1.000 estruturas com valor estimado de R$ 31.779.133,05. Com o abrigo reduzido, a Semob atende à demanda da população com a mesma qualidade do serviço, garantindo que os usuários tenham um local adequado para aguardar o transporte público.
O Distrito Federal conta com 6.515 pontos de parada de ônibus, dos quais 5.193 possuem abrigos de passageiros. Desde janeiro de 2019, o GDF construiu 1.613 abrigos para passageiros, sendo 1.234 estruturas de concreto e 379 de metal/vidro, além de manutenção em 139 paradas antigas. Ao longo de 2024, 110 paradas foram substituídas.