Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/03/25 às 14h48 - Atualizado em 10/03/25 às 16h49

Vai de Graça: ônibus e metrô do DF registram 2,5 milhões de acessos no Carnaval

Com gratuidade no transporte, movimento de passageiros cresceu 46,5 % em relação ao ano anterior

 

O período de Carnaval foi bastante movimentado no transporte público coletivo do DF, marcando o início de funcionamento do programa Vai de Graça. Os ônibus e o metrô registraram mais de 2,5 milhões de acessos, cerca de 46,5% maior do que o movimento total nos quatro dias de folia em 2024. A população aproveitou a gratuidade no transporte, que teve reforço de viagens e frota extra para atender à demanda de passageiros.

 

A frota de ônibus teve 2.252.038 embarques no período, enquanto o metrô recebeu 306.099 acessos. No ano passado, foram 1.533.885 e 211.580 acessos, respectivamente. O dia com maior movimentação foi a segunda-feira, quando foram transportados 770.364 passageiros nas viagens de ida e volta. Mas, o maior crescimento em relação ao ano anterior foi no domingo, que registrou 491.985 acessos em 2025 contra 260.481 acessos em 2024, cerca de 89% de aumento. Veja os números da operação ao final da matéria.

 

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, afirmou que a movimentação de passageiros durante o Carnaval foi tranquila e o sistema de transporte público da capital demonstrou que está preparado para absorver o aumento na demanda com a gratuidade de tarifas aos domingos e feriados.

 

“Tivemos uma movimentação muito acima do normal para um período de Carnaval e o sistema funcionou muito bem. A demanda cresceu porque, além das festas carnavalescas, as pessoas que antes não se deslocavam, por não terem condições de pagar passagem para a família no fim de semana, agora podem passear, conhecer os espaços públicos de Brasília, ir a eventos religiosos, feiras e o comércio. Tivemos o desafio de começar o Vai de Graça no Carnaval, e conseguimos atender todos os passageiros com transporte gratuito nos quatro dias de festa”.

 

O programa Vai de Graça começou à zero hora de sábado (1º/3) e se estendeu até às 23h59 de terça-feira (4). A medida foi instituída pelo Decreto do GDF nº 46.924/2025. A partir de agora todos os domingos e os feriados listados no normativo serão com ônibus e metrô liberados para a população. Nos ônibus, o acesso se dá pela porta dianteira com o uso de cartões de transporte que são liberados nos validadores. As pessoas que ainda não possuem cartão estão sendo liberadas pelos colaboradores dos ônibus e metrô.

 

A combinação Carnaval com passagens de graça exigiu um esquema especial no transporte público. No ano passado, os coletivos fizeram viagens até uma hora após o término dos eventos. Este ano, a Semob disponibilizou 90 veículos a mais com reforço de viagens ao longo do dia e na dispersão do público para atender a demanda de passageiros. A média de ônibus no carnaval de 2024 foi de 1.708 veículos, subindo para 1.934 veículos em 2025, cerca de 13% a mais.

 

Já o metrô, que no ano passado funcionou com embarques até às 23h30, este ano recebeu os passageiros até a 1h da madrugada na Estação Central. O maior movimento nos trens foi registrado na segunda-feira, com mais de 88 mil acessos.

 

Zero vandalismo

O carnaval de 2025 foi dos mais seguros e o transporte público coletivo não recebeu notificação de qualquer tipo de crime no interior dos veículos. As operadoras informaram que não houve registros de vandalismo e também não houve intercorrências no desenvolvimento da operação.

 

Movimento de passageiros

Governo do Distrito Federal