A partir desta segunda-feira (8), os usuários do transporte público coletivo do DF terão mais tempo para fazer a recarga do Cartão Mobilidade, na Rodoviária do Plano Piloto. O horário de abertura do ponto de atendimento, que fica na plataforma B, próximo ao local de embarque do BRT, passa a ser das 5h30 às 21 horas.
Com isso os passageiros poderão fazer a recarga do cartão em dois pontos, com horários distintos. No ponto da plataforma B, o atendimento será das 5h30 às 21 horas. E no posto que fica no subsolo, próximo ao acesso à estação do metrô, o atendimento continua sendo entre 6h e 22h.
A medida, ajustada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o BRB Mobilidade, aumenta o horário de atendimento em uma hora e meia. Segundo o secretário titular da Semob, Zeno Gonçalves, a decisão foi devido ao aumento na procura pelo Cartão Mobilidade.
“Tivemos um aumento significativo de aquisição do Cartão Mobilidade, sobretudo após o início da implantação do sistema 100% eletrônico para pagamento das passagens, aumentando também o movimento nos pontos de recarga, principalmente da Rodoviária, no início do dia. Com isso, vamos ampliar o horário de atendimento da recarga para reduzir o tempo de espera dos usuários”, explicou o secretário.
Nos quatro primeiros dias de funcionamento do sistema de bilhetagem 100% eletrônico, em 52 linhas de ônibus do DF, o BRB Mobilidade emitiu 6.927 unidades do Cartão Mobilidade. Os acessos por meio de cartões, que correspondiam a 68% do total de embarques em julho de 2023, subiram para 82,8% na avaliação do último dia 4/7. Mais de 6.900 pessoas foram atendidas nos postos de emissão do Cartão Mobilidade, nos dias 3 e 4 deste mês.