Os servidores do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) reforçam o monitoramento da operação dos ônibus na Rodoviária do Plano Piloto por conta das modificações acarretadas pelas obras do Expresso Sul DF, iniciadas na segunda-feira (10).
“Analistas, técnicos e auxiliares da autarquia estão controlando e organizando o fluxo de passageiros e de ônibus para que a população tenha maior facilidade no embarque e desembarque”, ressalta o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
Além de monitorar a operação, os servidores também prestam informações sobre linhas e localização das baias de coletivos, incluindo aqueles do Entorno, cujos ônibus foram deslocados para a plataforma superior do terminal.
“Os usuários também podem buscar essas informações no posto da GRC/DFTrans, que funciona ao lado da administração do terminal”, acrescenta o diretor operacional do DFTrans, José Renato dos Santos. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Mudanças – Devido às obras do Expresso DF Sul na Rodoviária do Plano Piloto, duas mudanças foram realizadas no terminal.
Os ônibus das plataformas D e E, que atendem ao Entorno, foram remanejados para o andar superior. Já os coletivos que utilizam as plataformas B e F estão no lugar antes destinado ao embarque e desembarque de passageiros com destino a municípios goianos.
Os ônibus que utilizam a B e a F transportam passageiros para Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Guará, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Cruzeiro e Sudoeste. Eles ocupam agora o lugar onde embarcam os passageiros que vão para cidades do Entorno.
Já os carros que operavam nessas plataformas – com destino a municípios como Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás e Planaltina de Goiás – fazem o embarque e desembarque na plataforma superior, no estacionamento em frente ao Touring Club do Brasil.