Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/21 às 14h20 - Atualizado em 21/12/21 às 18h11

Semob instala e reforma mais de 130 abrigos de ônibus em 2021

 

Todas as regiões administrativas foram contempladas

 

A fim de proporcionar uma espera mais confortável para os passageiros, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está instalando novos abrigos, fazendo substituições e revitalizações das estruturas que mais necessitam de cuidados.

 

Para o ano de 2021, a pasta espera concluir a implantação de 88 abrigos de passageiros novos e reformar 46 estruturas. Os abrigos são do tipo C, feitas de blocos de concreto pré-fabricados, possuem estrutura moderna que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência (rampas de acesso e piso tátil), além de calçada nova e meio-fio.

 

“São 500 novas paradas que a gente está dando ordem de serviço para serem construídas em todas as regiões administrativas. Começamos agora com Samambaia e estamos expandindo para todas as demais. Além disso, 600 abrigos vão ser restaurados”, destacou o Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. O contrato prevê a conclusão de todas essas obras até o final de 2022.

 

Os novos abrigos foram instalados no SAAN, Itapoã, Planaltina, Ceilândia, Taguatinga, Por do Sol/Sol Nascente, Vicente Pires (Colônia Agrícola 26 de setembro) e em Samambaia. Já os abrigos reformados ficam em Riacho Fundo I, em Arniqueira e no Núcleo Bandeirante.

 

De acordo com o subsecretário de terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa, neste ano a Semob realizou um estudo sobre todos os abrigos, paradas sinalizadas e pontos habituais de ônibus no DF.  “Com o estudo e avaliação das condições dos abrigos de todo o DF, a Semob possui o mapa dos locais que necessitam de manutenção, substituição ou instalação de abrigos, o que é decidido junto das regiões administrativas para melhor atender à comunidade local”, explicou.

 

Adote um abrigo

 

Como forma de oferecer melhores condições para o usuário de transporte público, a Secretaria lançou o programa de cooperação Adote um Abrigo, destinado aos cidadãos, entidades ou empresas interessadas em construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus. O interessado pode escolher um abrigo ou um conjunto de abrigos para adotar.

 

Após realizar os serviços no abrigo, o parceiro pode instalar placas com a sua identidade, mostrando a sua participação no programa. São cerca de 2.700 paradas de coletivos com abrigos de concreto e 565 pontos com placas de sinalização, disponíveis para adoção.

 

Mais informações disponíveis no link https://www.semob.df.gov.br/adote-um-abrigo/