Controladoria-Geral do DF homenageia órgãos que cumpriram lei de acesso à informação
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está entre os órgãos que alcançaram 100% de transparência ativa em todas as edições do prêmio, desde 2017. A homenagem da Controladoria-Geral do DF é o reconhecimento aos órgãos públicos que cumpriram a lei distrital de acesso à informação e alcançaram 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA).
A premiação faz parte da Semana de Combate à Corrupção, que ocorre entre os dias 5 e 9 deste mês. Além da Semob, o prêmio foi concedido para a Casa Civil (Caci) e a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), e ainda a Caesb, a Terracap e as administrações regionais de Samambaia e do Cruzeiro.
“O prêmio é um incentivo para que a Secretaria cumpra com as obrigações que órgão público tem para com a população”, disse o Ouvidor da Semob, Cristiano Francisco de Moura. Segundo ele, o ITA “é um reconhecimento do esforço das unidades envolvidas na atualização do site da Secretaria, como a Ouvidoria e a Ascom, além das subsecretarias, que têm se esforçado para manter as informações atualizadas para o atendimento ao cidadão”, afirmou.
A entrega do prêmio foi conduzida pelo Controlador-Geral do DF, Daniel Alves Lima. Ao entregar o troféu, ele parabenizou todos os servidores da Semob, que alcançou 100% do Índice de Transparência Ativa em todos as edições do prêmio. “Isso demonstra compromisso com a transparência no Governo do Distrito Federal, o que é extremamente importante para nós e para a população do DF. Chegar a 100% de transparência em todos os anos nos dá certeza de que a transparência é uma realidade na pasta”, disse.
Sobre a importância do ITA, o Controlador-Geral do DF explicou que “a transparência garante à população o acesso às informações necessárias de como a verba pública está sendo utilizada”. Segundo ele, a CGDF vai lançar um novo ITA (em 2023), com mais resultados tanto para o governo quanto para a população”, afirmou.