Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/16 às 14h08 - Atualizado em 7/11/18 às 17h31

Projeto Transitolândia está na Praça do Buriti


Até sexta-feira (26), 840 crianças podem aprender e se divertir com atividades interativas do DER-DF

A Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) está montada na Praça do Buriti – em frente ao Palácio do Buriti – de hoje (23) até sexta-feira (26). O evento tem atividades teóricas e práticas para ensinar cidadania no trânsito para até 840 crianças.

Uma delas é Rebeca Moura Gomes, de 10 anos. Ela foi para a Transitolândia com a Escola Classe 48, de Ceilândia. “Aprendi que devemos passar na faixa com muito cuidado, olhar para um lado e para o outro e prestar muita atenção às placas”, disse. A aluna não sabia sobre sinalização e comportamento no trânsito e diz que aprendeu.

Nos três primeiros dias da programação, a Transitolândia na Praça do Buriti será fechada apenas para receber alunos de escolas públicas, já inscritas. Na sexta (26), a estrutura só funcionará pela manhã e será aberta para que os servidores públicos da área levem os filhos. Segundo o coordenador de Educação doDepartamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fábio Vargas, o espaço poderá atender 120 crianças por turno, matutino e vespertino. O funcionamento é das 8h15 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas.

O que é a Transitolândia

A Transitolândia é um projeto do DER-DF que existe desde 2004 no Parque Rodoviário de Sobradinho. Conta com a reprodução de uma cidade para que as crianças tenham experiências práticas com noções do trânsito. A versão montada no Buriti é uma réplica em que a estrutura de cidade foi montada com cones de trânsito. O evento ocupa cerca de 3 mil metros quadrados da praça.

Os meninos e meninas assistem a um teatro interativo no qual aprendem sobre boa conduta nas vias. Depois, participam de jogos educativos como amarelinha e quebra-cabeças com a temática de sinalização. Outra atividade é uma volta na reprodução da cidade, em que as crianças são colocadas em grupos de três em carros dirigidos por servidores do DER-DF para que vejam na prática como funcionam as placas, as faixas e os semáforos. O DER-DF providenciou o material e de dez a 15 servidores por dia.

Levar o evento para a praça faz parte de projeto da Coordenação de Gestão de Pessoal da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal. A intenção é usar a Praça do Buriti para atividades voltadas para a população e para os servidores da área. A Transitolândia é a primeira atividade levada para o local. Ainda não há programação definida para as próximas.

Na manhã desta terça-feira, o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice, compareceu ao local. Da secretaria, o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Marcelo Herbert, a subsecretária de Administração Geral, Luciana de Carvalho, e a chefe da Unidade de Inteligência da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Francimara Viotti, também estiveram presentes.

Transitolândia na Praça do Buriti
De 23 a 26 de agosto (terça a sexta-feira)
Das 8h15 ao meio-dia e das 13h30 às 17 horas
Na Praça do Buriti (em frente ao Palácio do Buriti)