Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/03/25 às 17h58 - Atualizado em 5/03/25 às 18h02

Planos de Transporte Urbano e de Mobilidade Sustentável do DF serão debatidos com a população

Oficinas do PDTU serão presenciais em todas as regiões administrativas e começam na próxima segunda-feira (10)

 

Na próxima semana começam os debates do GDF com a população para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU/DF) e elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS/DF). As oficinas do PDTU, serão realizadas em todas as regiões administrativas, sendo três eventos por dia. O aviso sobre as 12 primeiras sessões foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quarta-feira (5).

 

As oficinas serão realizadas por meio de grupos de discussão. Confira na tabela abaixo os endereços de cada região. Os moradores do Plano Piloto, SCIA e Taguatinga terão reuniões na segunda-feira (10). No Gama, São Sebastião e Samambaia, as sessões presenciais serão na terça-feira (11). Na sequência será a vez de Riacho Fundo, Planaltina e Brazlândia, com reuniões na quarta-feira (12). E na quinta-feira (13) serão realizadas as oficinas do PDTU no Paranoá, Ceilândia e Sobradinho.

 

As informações das oficinas regionais das demais regiões administrativas serão publicadas posteriormente pela Secretaria de Transporte e Mobilidade. As sessões serão programadas em semanas não consecutivas. Os grupos de todas as regiões administrativas irão se reunir em endereços distintos, que serão divulgados com antecedência pela Semob.

 

Todos os eventos terão duas horas de duração, das 19 às 21 horas. Em cada encontro, será feita a apresentação do projeto de atualização do PDTU/DF e de elaboração do PMUS/DF. De acordo com o titular da Semob, Zeno Gonçalves, o objetivo é que haja uma troca de ideias e informações entre a equipe técnica que elabora os projetos e a população.

 

“É importante ouvir todos os moradores e as lideranças comunitárias que participarem das oficinas, para entender como as pessoas se deslocam, se usam transporte público ou outro modal, para onde costumam ir, quais facilidades e quais obstáculos encontram, para que possamos obter contribuições aos planos de transporte público e o de mobilidade urbana sustentável”, afirmou o secretário.

 

As oficinas serão somente presenciais, não serão transmitidas em canais online. Para participar dos encontros, os interessados deverão assinar lista de presença e informar endereço residencial, endereço eletrônico (e-mail), telefone, e a entidade pública ou privada a que pertence. Os eventos terão caráter consultivo e não deliberativo. Para ouvir os participantes, as equipes técnicas farão discussões em rodadas temáticas, com  possibilidade de manifestação de todos os participantes.

 

Veja todos os locais, datas e regiões administrativas das oficinas programadas

 

Governo do Distrito Federal