Para facilitar o acesso ao Passe Livre Estudantil, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) disponibiliza na internet, a partir desta sexta-feira (20), formulários para os alunos se inscreverem no benefício ou para alteração nos dados.>
“Esses documentos foram disponibilizados no site para agilizar o atendimento nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), já que, agora, os estudantes podem levar os dados impressos”, enfatiza o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Clóvis Barbará.
Para acessar os documentos, basta o usuário entrar no site www.dftrans.df.gov.br e na aba “SBA (Bilhetagem)” escolher a opção “Cartão Estudante”. Link: http://goo.gl/wmfMXD
Os que estão pleiteando a primeira via do cartão estudantil podem preencher e imprimir o formulário de aquisição do Passe Livre. Depois, devem levá-lo até um dos postos do SBA, juntamente com outros documentos (duas fotos 3×4, comprovantes de residência e de matrícula, além de documentos originais para conferência dos dados apresentados).
Após 15 dias, o aluno pode procurar os postos da Galeria dos Estados, Sobradinho, Taguatinga, Gama ou da 114 Sul para retirar o cartão estudantil. Os endereços dos postos podem ser acessados no atendimento ao cidadão (http://www.dftrans.df.gov.br/servicos/atendimento-ao-cidadao.html)
– Segundo a Lei nº 4.462, de 13 de Janeiro de 2010, é assegurada a gratuidade aos estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana e rural, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas aulas. Todos eles devem ser reconhecidos pela secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ou pelo Ministério de Educação.
O estudante pode adicionar no cartão até no máximo seis linhas. Para efetuar o acréscimo, basta imprimir ou fazer retirada do requerimento também no site ou nos postos do SBA/DFTrans (Exceto 114 Sul).