Veículos do tipo Super Padron começam a operar nesta sexta (8) nas linhas 0.761 e 0.764
Os passageiros do Paranoá e do Itapoã que utilizam as linhas 0.761 e 0.764 passam a contar com novos ônibus a partir desta sexta-feira (8). Dezesseis coletivos zero-quilômetro do tipo Super Padron começam a operar em substituição a 12 articulados que estão atingindo 10 anos de uso (tempo máximo permitido para operar no sistema de transporte público coletivo, de acordo com a legislação).
Os novos coletivos – que têm 14 metros de comprimento e capacidade para transportar 86 usuários (45 sentados e 41 em pé) – possuem ar-condicionado e foram fabricados de acordo com as normas Euro 6. São movidos a diesel, possuindo motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar. Todos são da Viação Pioneira.
Tanto a 0.761 quanto a 0.764 vão receber, cada uma, oito novos coletivos. Ambas têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Ponte JK, com origem no Paranoá e no Itapoã, respectivamente. Elas operam todos os dias da semana, fazendo, juntas, um total de 123 viagens.
“Neste momento, haverá somente a substituição dos veículos. No entanto, os técnicos da pasta irão monitorar esta transição e efetuar os ajustes necessários”, diz o subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus.
Mais melhorias
Desde a segunda-feira (4), 20 novos ônibus do tipo Padron passaram reforçar o atendimento para os passageiros de Gama e de Santa Maria que utilizam o BRT, o que permitiu ampliar os horários de 11 linhas do sistema, sendo sete em Santa Maria e quatro no Gama.
A renovação da frota do transporte público coletivo vem recebendo atenção especial da pasta. As concessionárias Piracicabana, Pioneira e Urbi já substituíram 100% dos veículos, enquanto a BsBus (antiga Expresso São José) e a Marechal estão em processo de troca dos ônibus.