Moradores do Distrito Federal terão paradas de ônibus novas e reformadas. Uma licitação divulgada este mês prevê a construção de 525 estruturas e reforma de 650. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as obras devem começar no segundo semestre deste ano.
Na semana passada, uma parada na quadra 504, em Samambaia Sul, teve que ser interditada, após um carro atingir e quebrar um pilar da estrutura. Por medida de segurança, o abrigo foi retirado do local e também será recolocado em breve. De acordo com o subsecretaria de Terminais da Semob, Luiz Antônio Ehret, os abrigos levam cerca de 10 dias de trabalho.
“A estrutura já vem praticamente pronta, mas tem o piso tátil, calçada, meio-fio, impermeabilização e pintura”, explica o subsecretário. Ele ressalta que a colocação ou a reforma das paradas de ônibus depende da demanda das regiões, que geralmente vêm das administrações regionais. Cada uma custa, em média, R$ 17 mil.
Abrigos entregues
Este ano a Semob instalou 91 abrigos em paradas de ônibus do Distrito Federal. As regiões contempladas com os abrigos de concreto do tipo C foram Sobradinho, Sobradinho II, Paranoá, Brasília, Santa Maria, Riacho Fundo II, Brazlândia, Riacho Fundo I, Recanto das Emas São Sebastião, Estrutural, Vicente Pires, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Fercal e Gama.