A ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) é a unidade responsável por receber as denúncias, reclamações, sugestões, opiniões, perguntas, elogios e demais manifestações dos usuários do transporte público coletivo no Distrito Federal.
Uma vez consideradas pertinentes e relacionadas aos serviços e atribuições da autarquia, tais demandas são encaminhadas às unidades responsáveis, sendo acompanhadas pelo setor do início à solução final.
Até o princípio do mês de dezembro, 16,4 mil manifestações chegaram à ouvidoria – em sua maioria relacionadas a reclamações como a falta de cumprimento de horários, má conduta de motoristas e cobradores, desvio de itinerário e outras.
“Nesses casos, as demandas são encaminhadas à Gerência de Fiscalização, onde são analisadas e, caso constatadas as irregularidades, é feita a autuação dos responsáveis”, detalha o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
Esse foi o caso da usuária Fernanda S., que reclamou do descumprimento da tabela horária na linha que utiliza todos os dias para ir ao trabalho. Devidamente identificados – pela cidadã – o dia, horário, linha, empresa e o número do veículo, ficou constatado pela fiscalização que o horário reclamado pela usuária, de fato, não foi realizado em três dias seguidos naquela semana. A empresa foi então penalizada com três autos de infração, referentes ao descumprimento de viagens.
Outro episódio aconteceu com o usuário Claudemir S., que alegou não ter sido atendido pelo motorista ao solicitar a parada. Com os dados levantados e fornecidos pelo cidadão, o motorista pôde ser identificado, advertido e devidamente orientado sobre suas responsabilidades, sob pena de vir a sofrer as sanções cabíveis.
“A missão da ouvidoria é conhecer o grau de satisfação do usuário e buscar soluções para as questões levantadas, além de oferecer informações gerenciais e sugestões aos dirigentes do órgão, visando sempre ao aprimoramento da qualidade do serviço prestado”, complementa o servidor James Oliveira, lotado na unidade desde 2012.
Acesso – O canal para os usuários registrarem suas manifestações é o 162, que pode ser acionado gratuitamente se a ligação for feita de telefone fixo. O serviço funciona das 8h às 18h, inclusive em feriados e fins de semana.
A ouvidoria também pode ser acessada pelo site do DFTrans, por meio do banner “Ouvidoria Transportes”, à direita da página. No espaço, os usuários podem registrar suas demandas, por meio do menu “Canais de Atendimento”.
Pela página eletrônica, o cidadão pode acompanhar o andamento das demandas por meio de protocolo. Para isso, deve guardar o número do documento e da senha gerados após o registro da manifestação.