“Além disso, são 220 toneladas de aço”, destaca o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Sérgio Lemos. “Os números falam por si quanto ao tamanho e importância da obra”.
Após a conclusão da concretagem, a empresa contratada dará início à pavimentação das novas vias do viaduto e à sinalização. “Estamos satisfeitos com o ritmo dos serviços, e a expectativa é entregar [a obra] o mais breve possível para a população“, completou Lemos.
Alargamento do viaduto
As obras de alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) e da Estrada Parque Contorno (EPCT) foram retomadas em junho. Atualmente, os dois viadutos têm 60 metros de extensão, sendo três faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de largura.
Após a conclusão dos serviços, os viadutos serão unificados e passarão a ter 41,80 metros de largura. Serão 11 faixas para a circulação de veículos, sendo cinco no sentido Plano Piloto e quatro no sentido Taguatinga, além de duas faixas centrais para ônibus, com largura de quatro metros.
“A conclusão do alargamento do viaduto vai desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que trafegam diariamente por este trecho”, informa o secretário de Obras do DF, Izídio Santos. “Esta é apenas uma das obras para melhorar o trânsito de Taguatinga. Outras estão previstas para saírem do papel”.
A nova parte do viaduto está sendo construída no vão central que, situado entre as vias existentes, possui atualmente 19 metros de largura. Segundo o secretário de Obras, a área, a ser construída em concreto protendido, terá 33,60 metros de comprimento.
Foto: SODF/Divulgação
Em números