(Brasília, 16/6/2015) – Em reunião na tarde desta terça-feira (16) o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, o diretor geral do DFTrans, Clóvis Barbará e concessionários do sistema de transporte público coletivo do DF começaram a traçar a nova malha de ônibus de Brasília.
O Distrito Federal tem mais de mil linhas – número superior ao da cidade de São Paulo – e o objetivo da otimização é reduzir esse número , aumentando a eficiência, concentrando algumas linhas e, consequentemente, diminuir o tempo de espera dos passageiros. Os donos de empresas se mostraram colaborativos. São eles que vão apresentar esse planejamento, já que a delegação é por bacia, e caberá ao DFTrans analisar, avaliar e homologar as redes propostas pelos donos de empresa.
Já ficaram acertadas outras reuniões para elaboração da nova malha, que será implantada de forma gradual, e com ampla divulgação. Para Tomé, o importante é não prejudicar a rotina dos moradores: “Estamos reforçando essa parceria com as empresas de ônibus para trabalharmos juntos e de forma organizada. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem depende do transporte público.”