A programação de eventos religiosos da Semana Santa, juntamente com as festividades que marcaram as comemorações dos 65 anos de Brasília, movimentou a capital federal no período de 17 a 21 de abril. Aproveitando o benefício do programa Vai de Graça, com passagem gratuita nos ônibus, BRT e metrô do DF, a população fez mais de 3,5 milhões de viagens utilizando o transporte público coletivo nos seus deslocamentos durante o feriadão.
O movimento de passageiros neste feriadão foi bem maior do que o registrado no período de Carnaval, quando houve mais de 2,5 milhões de acessos ao transporte público coletivo do DF. O titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, avalia que o sistema está absorvendo a demanda causada pela adesão ao programa Vai de Graça.
“A população realmente aderiu ao Vai de Graça e o programa cumpre seu objetivo, de proporcionar deslocamentos para famílias que antes tinham dificuldade de participar das festividades e conhecer áreas de turismo e lazer da capital. E toda essa demanda está sendo absorvida pelo sistema sem qualquer registro de problemas na operação”, disse o secretário.
Dobro de acessos
O movimento do transporte coletivo nos dois feriados – somando Sexta-feira Santa e 21 de abril – foi praticamente o dobro do que o volume de embarques registrados nas mesmas datas no ano passado. Foram 435.520 acessos na sexta-feira contra 268.356 acessos no mesmo dia em 2024 (62% maior); e 602.653 acessos no aniversário de Brasília este ano, contra 254.754 acessos no mesmo dia do ano passado (136% maior).
O maior movimento de passageiros no feriadão foi na quinta-feira (17), quando o GDF decretou ponto facultativo, mas o comércio e as repartições públicas federais funcionaram normalmente. O transporte coletivo registrou 1.251.449 acessos, 22% a mais do que a quinta-feira da Semana Santa de 2024, quando houve 1.020.370 embarques.