Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/12/13 às 12h18 - Atualizado em 31/12/13 às 12h18

Mais 117 ônibus novos são entregues

Com a entrega dos veículos da Viação Piracicabana, Fercal, Sobradinho I e II já têm a frota de coletivos totalmente renovada


Os moradores da Fercal e de Sobradinho I e II contam agora com a frota de ônibus totalmente renovada. Foram entregues, neste sábado (28), 117 veículos da Viação Piracicaba, que começam a circular nessas regiões a partir de domingo (29) em 39 linhas, antes operacionalizadas pela Viplan e Condor.


“Completamos hoje a entrega de quase 50% da nova frota. A expectativa é realizar a renovação completa no Distrito Federal até o final de fevereiro, data que marcará uma nova fase no sistema de transporte público coletivo”, afirmou o governador em exercício, Tadeu Filippelli, que circulou pela região em um dos veículos novos.


Até a próxima terça-feira (31), estarão nas ruas mais 197 coletivos zero quilômetro, que beneficiarão as cidades de Santa Maria, Guará, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. Com esses, o número de ônibus da nova frota no Distrito Federal chegará a 1.246 de um total de 2.580, que operarão nas cinco bacias previstas na licitação.


A partir deste domingo, 60 novos coletivos da Marechal e 43 da Urbi (antiga HP-ITA) – cuja entrega simbólica aconteceu na última quinta-feira (26) – atuarão em linhas no Guará e no Núcleo Bandeirante, respectivamente. Esses veículos são os primeiros ônibus da nova frota que rodarão nas bacias 4 e 3, que, juntas, receberão 947 coletivos.


Já no Plano Piloto, onde também opera a Piracicabana, circularão, a partir desta segunda (30), mais cinco ônibus convencionais zero quilômetro em cinco linhas – 122, 122.1, 122.6, 128.5 e 178.1 – e 61 micro-ônibus para atender aos itinerários do “Zebrinha”.


Em Santa Maria, 28 veículos zero quilômetro da Viação Pioneira se juntarão, na terça-feira (31), aos 168 que a empresa já havia disponibilizado na cidade, o que representará a renovação completa da frota na região.


De acordo com o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antônio Campanella, esses ônibus circularão, basicamente, em linhas que, até então, eram operacionalizadas por empresas ligadas ao grupo Viplan.

Governo do Distrito Federal