A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) lançou, nesta sexta-feira (28), licitação a fim de construir, por meio de empresa especializada de engenharia, mil paraciclos para estacionamentos de bicicletas em áreas públicas espalhadas por todo o DF. A escolha será feita por meio de pregão eletrônico, do tipo menor preço, sendo que a abertura das propostas acontece em 14 de março, às 10h, de acordo com o aviso publicado no Diário Oficial do DF. A previsão é investir R$ 2.737.666,78 nos equipamentos.
Os paraciclos vão ser instalados em conjunto de três unidades, sobre base de concreto ou piso existente. Em locais de maior demanda poderá ser colocado mais de um equipamento. O modelo padrão a ser utilizado será o modelo de “U” invertido, permitindo o estacionamento de duas bicicletas de todos os tipos e tamanhos; fixação pelo quadro com tranca e cadeado e estacionamento de frente ou de ré; facilidade de expansão dos módulos.
Os equipamentos deverão ser instalados próximos aos locais de maior percurso de bicicletas, ou atração de demanda, com facilidade de identificação e permitindo o estacionamento ordenado das bikes.
Além disso, não devem obstruir a circulação de pedestres em passeios, praças, travessias, pontos de ônibus ou configurar perigo ou impedimento à locomoção de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
“A boa visibilidade do local reservado aos equipamentos é fundamental para a fácil identificação pelo ciclista. Isso determina a necessidade de uma escolha adequada, com garantia de sinalização e iluminação”, completa o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
O contrato terá vigência de 12 meses a partir da sua assinatura, podendo ser prorrogado, observando-se o limite previsto na Lei Federal 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos).