Cerca de 60 mil viagens integradas foram realizadas nesses 15 primeiros dias de funcionamento de integração de ônibus. Contudo, ainda é grande o número de usuários que deixam de ter acesso ao benefício por pagar a passagem em dinheiro. Na primeira semana de operação – entre os dias 21 a 27 de janeiro –, foram registradas mais de 25 mil integrações. Já entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, foram mais de 30 mil.
Para utilizar o novo serviço, é necessário o uso do cartão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que pode ser o Bilhete Único, comercializado nos postos de conveniência do Banco de Brasília (BRB), ou o que já é utilizado pelos passageiros – Passe Livre Estudantil, Vale Transporte, Especial para Portador de Necessidade Especial ou o Cartão Cidadão.
Com o cartão, o cidadão realiza duas viagens e paga apenas 3 reais. Caso pague em dinheiro, o valor gasto será de 5 reais. Isso acontece porque o validador dos ônibus só entende a integração quando a viagem é feita com cartão.
A integração começou a funcionar no dia 21 de janeiro e é utilizada por pessoas que se deslocam de Ceilândia e Taguatinga, com direção ao Plano Piloto, Guará, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual.
O serviço oferece aos usuários de ônibus mais opções de viagens, com trajetos mais rápidos, inclusive, pela faixa exclusiva de ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
A ideia da integração é que os passageiros, após desembarcarem de um ônibus circular, peguem uma linha de ligação, que faz trajeto pela EPTG, desde o centro de Taguatinga ao Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto e W3), Guará, Rodoviária Interestadual e Núcleo Bandeirante. Da mesma forma, estas novas linhas se integram, no sentido inverso, com as linhas circulares.
Os passageiros poderão buscar o novo serviço nos dias de semana (das 8h às 17h), aos sábados (das 8h à meia-noite), e aos domingos e feriados (das 6h à meia-noite).
Ajustes – A integração está passando por ajustes para dar mais conforto aos usuários. Diariamente, os técnicos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) monitoram o novo sistema e fazem levantamento das demandas da população.
Uma das medidas já tomadas foi a afixação de cartazes nos abrigos do centro de Taguatinga indicando que linhas param em cada um deles. Outra mudança implementada, visando aumentar a pontualidade das viagens, foi a modificação do local para fazer o controle dos veículos que fazem a integração, que passou a ser feito no estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão.
Dúvidas – Para auxiliar a população, há equipes do SBA/DFTrans na região beneficiada pela integração esclarecendo dúvidas dos usuários e prestando informações sobre o novo serviço, inclusive com a distribuição de panfletos.
O serviço está sendo prestado na região central de Taguatinga, Rodoviária do Plano Piloto, W3 Sul (paradas do Pátio Brasil, Setor de Rádio e TV e Setor Hospitalar), W3 Norte (no ponto de soltura da 716) e Octogonal.