Técnicos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) detectaram, na segunda-feira (10), uma melhora no fluxo de ônibus na Rodoviária do Plano Piloto depois do remanejamento de plataformas por conta das obras do Expresso DF Sul.
Desde domingo (9), servidores do DFTrans, Detran, Polícia Militar – entre outros órgãos – monitoram a operação no terminal após as interdições. “No primeiro dia útil de mudança, com a ação dessa força-tarefa, já foram sentidos efeitos positivos para os usuários”, analisa o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
“Já na plataforma superior, onde estão os veículos do Entorno, estamos fazendo modificações pontuais para melhorar o acesso dos coletivos e, também, para os usuários”, emenda o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
Devido às obras do Expresso DF Sul na Rodoviária do Plano Piloto, duas mudanças foram realizadas no terminal. Os ônibus das plataformas D e E, que atendem ao Entorno, foram remanejados para o andar superior. Já os coletivos que utilizam as plataformas B e F estão no lugar antes destinado ao embarque e desembarque de passageiros com destino a municípios goianos.
Os ônibus que utilizam a B e a F transportam passageiros para Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Guará, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Cruzeiro e Sudoeste. Eles ocupam agora o lugar onde embarcam os passageiros que vão para cidades do Entorno.
Já os carros que operavam nessas plataformas – com destino a municípios como Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás e Planaltina de Goiás – fazem o embarque e desembarque na plataforma superior, no estacionamento em frente ao Touring Club do Brasil.