Os serviços podem ser acessados utilizando o login na conta GOV.BR
Os taxistas do Distrito Federal já podem fazer o recadastramento anual e a emissão de certidões de IPI, ICMS, e IPVA no conforto de suas casas ou enquanto aguardam a chamada de um passageiro, pelo celular. O serviço foi criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), que disponibilizou um sistema eletrônico que dispensa a entrega da documentação física, presencialmente.
Para acessar a ferramenta, o taxista deve fazer login na conta GOV.BR, e toda a documentação deve ser anexada por meio digital. O taxista também receberá eletronicamente a aprovação (ou não) da sua documentação. O site pode ser acessado neste link .
Um dos primeiros a utilizar o processo virtual foi Genildo Moraes, que trabalha como taxista desde 2004. O motorista compareceu ao Ponto de Apoio, no Aeroporto de Brasília, onde profissionais da Semob auxiliaram nos primeiros acessos. Em menos de 10 minutos, Genildo saiu com a sua autorização impressa.
“É muito bom. Você pode fazer de casa mesmo, deitado na sua cama você já pode fazer. Ou enquanto espera um passageiro dentro do carro mesmo. A gente perdia tempo, e tempo para a gente é dinheiro,” avaliou o taxista.
De acordo com o subsecretário da SUBSER (Subsecretaria de Serviços da Semob), Mauro Sérgio Almeida Fatureto, o Governo do Distrito Federal está trazendo melhorias para os permissionários, ao passo que moderniza o sistema.
“O atendimento virtual vem para agilizar e atualizar nosso atendimento, beneficiando os taxistas que rodam todos os dias no Distrito Federal. E isso foi possível também graças à integração entre os sistemas governamentais que permite a troca de informações entre diferentes órgãos para a verificação e emissão dos documentos”, destaca o gestor.
O serviço está disponível para acesso tanto em computadores como através de celulares, sem a necessidade de baixar um aplicativo. Contudo, o atendimento presencial será mantido para casos excepcionais, como no caso de erro do sistema. No futuro, os serviços também beneficiarão os motoristas por aplicativo.