Em um ano de funcionamento, a unidade móvel da Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) registrou mais de 15 mil atendimentos aos estudantes beneficiados pelo Passe Livre Estudantil (PLE).
Desse total, 12 mil foram relacionados à recarga dos cartões – os outros serviços se referem à atualização cadastral, inscrição no PLE, entre outros.
Desde maio de 2012, quando o ônibus começou a circular, usuários de Brazlândia, Candangolândia, Riacho Fundo, São Sebastião e Varjão, entre outras cidades, foram contemplados com o atendimento. “Nosso objetivo é percorrer as regiões administrativas para ficar mais perto das residências dos usuários, oferecendo um atendimento de qualidade e com mais conforto”, defende o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella.
“A unidade móvel facilitou a vida dos alunos que moram longe das unidades de recarga e ainda diminui o fluxo de pessoas nos postos”, elogia Luiz Soares, que procurou a unidade em maio do ano passado, quando o ônibus esteve no Núcleo Bandeirante. “Resolveram o problema que tinha no meu cartão e, ainda, aproveitei para recarregá-lo”, lembra.
Moradora do Vale do Amanhecer, a manicure Maria Francisca procurou a unidade, em agosto do ano passado, para inscrever o filho David de Oliveira, que está no ensino fundamental, no PLE. “Isso facilita o acesso ao transporte coletivo. Com o cadastro, ele não tem mais que andar 30 minutos de bicicleta para ir à escola”, diz. “A ideia de trazer a DFTrans para perto da população é muito boa”, completa a manicure.
Recentemente, a unidade é utilizada para que os alunos possam fazer a alteração no cadastro e dispor da recarga embarcada – sistema que permite a inserção de crédito nos validadores dos ônibus. Até quinta-feira (23), o posto móvel atende no Centro Educacional 7, na QNN 13, na Ceilândia Norte.
Reforço – A unidade itinerante visa, principalmente, dar mais conforto para aqueles usuários que residem em cidades que não contam com um dos postos do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/DFTrans).
Ao todo, são 15 agências espalhadas pelo DF. Nesses locais, os cidadãos podem, além de outros serviços, adquirir o Bilhete Único para utilizar a integração e retirar a 2ª via dos cartões. Os alunos podem se inscrever no PLE, fazer a recarga nos cartões e alterações no cadastro para participar da recarga embarcada.
Mais de 1,2 milhão de atendimentos foram registrados em 2012 nas unidades SBA/DFTrans – por dia, são feitas, em média, 5 mil solicitações.