Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/01/24 às 13h16 - Atualizado em 10/01/24 às 10h32

DF inova e motoristas de taxis passam a fazer recadastramento online

Em 2023, um terço dos motoristas aderiu ao processo eletrônico

 

Todos os anos os taxistas precisam atualizar seus dados junto à Subsecretaria de Serviços da Secretaria de Transporte e Mobilidade. Em 2023 surgiu uma novidade que veio para tornar a vida desses profissionais mais prática, que foi o recadastramento anual e emissão de certidões online.

 

Dos 3.284 motoristas ativos no Distrito Federal, 1.050 (32%) optaram por fazer a atualização dos seus dados por meio do sistema eletrônico. Do total de taxistas ativos, apenas 3% está irregular por falta de atualização cadastral.

 

“A inovação trouxe mais comodidade e celeridade, permitindo que os autorizatários entreguem a documentação pelo site”, avaliou o subsecretário de Serviços, Mauro Sérgio Almeida Fatureto. Segundo ele, todos ganham com o procedimento feito por meio eletrônico.

 

“Com isso, também conseguimos analisar e emitir as certidões de IPI, ICMS e IPVA, bem como o certificado do recadastramento, mais rápido”, completou o subsecretário.

 

Fatureto destacou ainda as iniciativas para divulgação do serviço online e ações para esses profissionais.

 

 

“Fizemos um evento em parceria com a Secretaria de Saúde onde os profissionais realizaram atendimentos no Ponto de Apoio dos taxistas, próximo ao aeroporto. Os motoristas tiveram a oportunidade de fazer a atualização da carteira de vacinação e verificar a pressão arterial e glicemia, entre outros serviços”, lembrou o subsecretário.

 

Motoristas por aplicativo

 

A Subser também é responsável pelo cadastro dos motoristas por aplicativo no DF. Somente neste ano, foram concedidas 14.543 autorizações para novos motoristas de aplicativo vinculados as empresas de transporte individual e três novas operadoras foram cadastradas no Sistema de Transporte Individual Privado (STIP).

 

Ao todo, 41.893 motoristas estão autorizados a oferecer o transporte por aplicativo, em oito plataformas que atuam no Distrito Federal.

Governo do Distrito Federal