Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/02/19 às 10h54 - Atualizado em 15/02/19 às 15h23

De bike por Brasília

Com 420 quilômetros de ciclovias, a capital incentiva o turismo sustentável

 

da Secretaria de Turismo

 

 

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) oferece aos visitantes e moradores uma maneira criativa de conhecer o centro do Plano Piloto de Brasília. O projeto Walking Tour e Bike Tour tem o objetivo de fomentar a atividade turística com roteiros que incentivam o interesse pela história cívica e arquitetônica da capital e atitudes sustentáveis orientadas para a preservação do meio ambiente na área urbana.

 

Por meio de mapas disponíveis no site da Pasta, os visitantes podem escolher que trajetos e atrativos conhecer. São museus, palácios, o Congresso Nacional, igrejas, parques e monumentos. Com percursos distintos, os roteiros vão da Praça dos Três Poderes à Catedral Militar Rainha da Paz, à quadra modelo na 308 sul e ao Espaço Renato Russo na 508 sul. Os turistas podem verificar distâncias entre os monumentos, serviços, pontos de apoio, grau de dificuldade e outras informações úteis que tornarão a passagem por Brasília uma experiência inesquecível.

 

 

Sistema de Bicicletas Compartilhadas – O +BIKE é um projeto do Governo do Distrito Federal que oferece uma opção de transporte sustentável, saudável e não poluente. Com 48 estações inteligentes, distribuídas em diferentes pontos da cidade, o usuário pode retirar a bicicleta através do aplicativo baixado em seu smartphone, devolvendo em qualquer outra após o uso.

 

As estações são alimentadas por energia solar e conectadas a uma central via wireless, o que permite fazer o monitoramento em tempo real das bicicletas e estações. A pessoa também pode acompanhar esse status e ficar sabendo exatamente onde tem Estações/Bicicletas e/ou vagas disponíveis, por meio do site ou aplicativo do +BIKE.

 

Além das bicicletas compartilhadas, empresas e agências de turismo locais também oferecem passeios de bicicletas guiados. Em roteiros para grupos ou individuais as opções são muitas, com 420 quilômetros de ciclovia, a cidade oferece diversos ângulos e maneiras de conhecer a Brasília idealizada por Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Governo do Distrito Federal