Os motoristas e cobradores que frequentam o curso Gentileza Urbana acordaram cedo e animados neste domingo (15) para participar de uma partida de futebol no Clube dos Bombeiros, no Setor de Clubes Sul.
A partida, que teve início às 10h e contou com 25 motoristas e cobradores todos uniformizados, aconteceu em clima de festa e amizade. Organizado pela diretoria-técnica do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a partida buscou dar aos funcionários do transporte um dia de descontração e lazer, fugindo da rotina de trabalho.
Para o motorista Rosenberg Bazan, há mais de 20 anos na profissão, confraternizações como essa deveriam acontecer mais vezes. “O conteúdo do curso abre a mente da gente. Hoje, eu já tenho mania de dar bom dia, boa tarde e boa noite. Esse encontro alivia a tensão do trabalho e deveria acontecer mais vezes”, complementa.
Segundo Dayanne Timóteo, idealizadora do projeto, o jogo não é visto como uma competição e sim como uma forma de espalhar a gentileza. “Todos os times jogam a favor da gentileza, cada gol é um ponto a favor da gentileza urbana.”
Jair Tedeschi, diretor-geral do DFTrans, salienta que a iniciativa é um grande ponto a favor para a melhoria no atendimento do transporte público na cidade. “Se continuarmos nesse ritmo, haverá uma melhora do nosso prestador de serviço, o que vai se traduzir em um melhor atendimento para os passageiros”, enfatiza.
Programa – Os encontros do Gentileza Urbana acontecem às terças e quintas na Escola de Trânsito do Detran/DF. Ao todo, quatro turmas já se formaram e a expectativa é de que outras 10 se formem até o mês de outubro, beneficiando mais de 500 rodoviários.
Nas aulas, os participantes recebem uma cartilha com temas voltados à cidadania no trânsito, direção defensiva, direitos e deveres dos usuários, entre outros assuntos.