O curso de Gentileza Urbana, ministrado por servidores do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), formou nesta semana sua terceira turma. Ao todo, 65 motoristas e cobradores receberam seus certificados na Escola de Trânsito do Detran/DF.
Ao receberem os certificados, os rodoviários estavam bastante animados com o fim do curso, todos vestindo camisetas com o slogan da campanha: “Gentileza Gera Gentileza”. Foram, ao todo, sete encontros e em cada um deles houve palestras e uma dinâmica diferente, sempre ligadas aos temas das aulas.
Para Fabiano Pedro de Araújo, 36 anos, que trabalha no sistema de transporte público do DF há um ano a avaliação do curso é positiva. “A gente aprende a ter uma melhor abordagem e passa isso para a comunidade”, diz.
“Esse projeto tem que ser ampliado para todos ligados ao transporte, não apenas os motoristas e cobradores mas para todos, inclusive, para os que trabalham nas áreas administrativas das empresas”, acrescenta.
Segundo o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, a previsão é que uma nova turma inicie no curso na semana que vem.
Programa – Os encontros do Gentileza Urbana acontecem às terças e quintas na Escola de Trânsito do Detran/DF – na 706/906 Sul – e a expectativa é que, pelo menos, quatro outras turmas se formem até o mês de outubro, beneficiando mais de 500 rodoviários.
Nas aulas, os participantes recebem uma cartilha com temas voltados à cidadania no trânsito, direção defensiva, direitos e deveres dos usuários, entre outros assuntos.