CORREDOR EXCLUSIVO: EXPRESSO DF SUL
Corredor Expresso DF Sul | Implantação | Ganho médio minutos | Extensão do Corredor – Região Administrativa Km | Passageiros/mês | Linhas | Ônibus |
GAMA | 30/06/2014 | 20 | 8,33 | 338.495 | 04 | 38 |
SANTA MARIA | 30/06/2014 | 20 | 6,60 | 769.110 | 03 | 55 |
CATETINHO/EPAR | 30/06/2014 | 12,20 | 30.866 | 01 | 7 AP | |
TOTAL: | 27,13 | 1.138.471 | 08 | 100 |
O Expresso DF Sul é um corredor exclusivo de ônibus implementado em 30 de junho de 2014 e que faz a ligação das regiões administrativas do Gama, de Santa Maria e do Park Way com o Plano Piloto.
O corredor exclusivo do Expresso DF Sul possui um total de 27,13 Km, divididos por 02 ramais, o do Gama e o de Santa Maria.
É utilizado exclusivamente por ônibus do Bus Rapid Transsit (BRT), com faixa segregada desde os Terminais de Integração do Gama e de Santa Maria.
A partir da Estação do Catetinho, as linhas do Gama, de Santa Maria e do Park Way compartilham o mesmo corredor até a proximidade da Asa Sul, Estrada Parque Aeroporto (EPAR).
O Ramal do Gama tem uma extensão total de 20,53Km, sendo 8,33Km do Terminal do BRT Gama até a Estação do Catetinho e 12,20Km até as proximidades da Asa Sul (EPAR).
O Ramal de Santa Maria tem uma extensão total de 18,80Km, sendo 6,60Km do Terminal do BRT Santa Maria até a Estação do Catetinho e 12,20Km até as proximidades da Asa Sul (EPAR).
Nos dias úteis, a operação no corredor acontece das 5h às 0h45 (última partida da Rodoviária do Plano Piloto). A operação também acontece aos sábados, domingos e feriados (tabelas horárias disponíveis no site do DFTrans).
O corredor possui apenas uma faixa por sentido, ao lado do canteiro central, com piso em concreto, iluminação e sinalização vertical/horizontal segregada dos demais veículos por tachões bi-reflexivos.