As empresas têm até o dia 16 de setembro para concluir o projeto
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (SEMOB) publicou, nesta terça-feira (18), o Termo de Autorização das nove empresas que irão elaborar estudos para implantação do estacionamento rotativo pago no DF. A Zona Verde tem a proposta de estimular o uso do transporte público, bem como utilizar, de forma mais eficiente, espaços e serviços públicos.
As nove empresas autorizadas terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação de hoje (18) no Diário Oficial do DF, para apresentação dos projetos. Depois disso, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apreciado pela população, e outras entidades interessadas por meio de Audiência Pública. Confira os nomes das autorizadas:
I- SERBET – SISTEMA DE ESTACIONAMENTO VEICULAR DO BRASIL LTDA;
II- RIZZO PARKING AND MOBILITY S/A;
III- EXP- EXPLORA PARTICIPAÇÕES EM TECNOLOGIA E SISTEMA DA INFORMAÇÃO S/A;
IV- QGMB CONSULTORIA LTDA/ TI MOB TECNOLOGIA E SOLUÇÕES EM MOBILIDADE LTDA;
V- AREATEC- TECNOLOGIA E SERVIÇOS LTDA;
VI- HORA PARK- SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO LTDA;
VII- BENVENUTO ENGENHARIA S/S LTDA;
VIII- ARIA SOLUÇÃO EM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA/AS DE OBRA Y SERVIÇOS, COPASA/ MÓDULO BR ARQUITETURA DESIGN E CONSTRUÇÃO LTDA- ME; e
IX- BF CAPITAL ASSESSORIA EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS LTDA/ GRANPARK INFORMÁTICA E GESTÃO DE ESTACIONAMENTO 145DF LTDA.
Os procedimentos estabelecidos e os atos praticados pelas empresas autorizadas não gerarão custos para o Governo do Distrito Federal. Após a conclusão dos estudos, a comissão técnica instituída pela SEMOB irá fazer as análises e selecionar o melhor projeto. Em seguida, será realizada uma audiência pública para apresentar o documento a população.
Projeto Zona Verde
A fim de incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda implantar o projeto Zona Verde, com estacionamentos rotativos em logradouros públicos e nas áreas pertencentes ao Distrito Federal, principalmente no Plano Piloto.
Durante o balanço de 100 dias de governo, o GDF informou que serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas, além de reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais.