O Governo do Distrito Federal lançou em maio de 2016, o primeiro Programa de Mobilidade do Distrito Federal, o Circula Brasília, que prioriza o transporte coletivo e não motorizado e engloba mais de 80 ações de curto, médio e longo prazo.
As medidas envolvem a melhoria da integração entre os modais, a requalificação urbana, a adoção de novas tecnologias e a valorização da acessibilidade.
Várias ações previstas no programa já foram entregues, como por exemplo, o Bilhete Único, que já conta com a implantação da biometria facial em parte da frota, nove ônibus movidos a biodiesel, várias estações do sistema de bicicletas compartilhadas, terminais rodoviários – entre novos e reformados, a criação e readequação de mais 800 linhas de ônibus, entre outras.
Além disso, Brasília contará, em breve, com a implementação do sistema de GPS nos ônibus, a renovação total da frota das cooperativas, a ampliação da infraestrutura cicloviária em todas as regiões administrativas e a conclusão das obras do Trevo de Triagem Norte e do Torto Colorado.