Carlos Augusto, 27, estudante de pedagogia, morador da Estrutural participou esta semana da elaboração da Carta de Serviço ao Cidadão, como representante da comunidade e a convite da Secretaria de Mobilidade do DF. O estudante é daquelas pessoas que vai atrás de seus direitos. Por várias vezes ele encaminhou ao site da ouvidoria geral, manifestações sobre o descumprimento de horário nas linhas de ônibus que usa para ir de casa até a faculdade, em Águas Claras. Essa consciência da própria cidadania permitiu que a Ouvidoria Especializada da Mobilidade pudesse entrar em contato com a empresa de ônibus para buscar soluções. A empresa, por sua vez, destacou dois representantes para acompanhar e apurar o caso e está trabalhando nas providências.
A carta de serviço
Conforme a Ouvidoria-Geral do Distrito Federal a Carta de Serviços ao Cidadão é o “Instrumento que orienta o cidadão a utilizar os serviços públicos ofertados. Com ela, você conhecerá os serviços prestados pela Controladoria-Geral do DF, para que servem, como utilizá-los e quais documentos são necessários. Tudo isso em detalhes. Esse documento é mais do que uma informação, é um compromisso com a excelência na prestação dos serviços públicos”.
Carlos soube aproveitar a oportunidade e exerceu seus direitos: “O cidadão tem deixar o senso-comum de que não adianta reclamar. As manifestações que fiz junto a ouvidoria, estão sendo gradativamente resolvidas. Não é o ideal ainda, mas percebo que a solução está a caminho”, disse satisfeito.