Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/06/22 às 16h21 - Atualizado em 29/06/22 às 13h51

Brasília Vida Segura é referência em prevenção de acidentes de trânsito

 

Programa é apresentado em eventos internacionais como caso de sucesso na redução de mortes em acidentes

 

O programa Brasília Vida Segura (BVS), instituído pelo GDF, está sendo apresentado em diversos países como caso de sucesso em prevenção de acidentes de trânsito.  No último dia 14 de junho, o BVS foi apresentado no II Seminário da Década Estratégias para a Redução do Consumo Nocivo de Álcool. O evento internacional foi realizado em São Paulo pelo IPQ – Instituto de Psiquiatria, e contou com a participação do secretário Valter Casimiro, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

 

Durante o seminário foram apresentados diversos estudos, pesquisas e projetos relacionados ao consumo abusivo de álcool. O Brasília Vida Segura foi reconhecido como um dos programas eficientes de redução de mortes em acidentes, em grande parte causados pela combinação álcool e direção.

 

“Uma das ações do programa consiste em demonstrar aos frequentadores de bares, o quanto custa um acidente de trânsito e o valor de uma vida”, relatou o secretário da Semob.

 

Valter Casimiro afirmou que o objetivo do programa é salvar vidas, mas que traz também um resultado econômico que significa respeito ao dinheiro do contribuinte. “Com a redução de acidentes e redução de vítimas, o GDF economizou gastos que somam R$350 milhões”, disse.

 

Ao longo dos primeiros anos do programa, houve significativa redução do número de óbitos e o DF atingiu a meta estipulada pela ONU, de redução de 50% na primeira década de ações pela segurança viária. No período de 2017 a 2020, foram salvas 525 vidas.

 

“No Distrito Federal sempre se falou com orgulho sobre o respeito à faixa de pedestre, e com o programa BVS foi fortalecido esse sentimento de respeito às leis de trânsito”, avaliou Valter Casimiro. Segundo ele, o programa foi institucionalizado pelo GDF para mais uma década, com objetivo de reduzir os atuais índices em 50%, até 2030.

 

O secretário da Semob destacou ainda a importância da parceria do GDF com a Ambev e a equipe da Consultoria Falconi. O trabalho do BVS consiste em identificar a causas dos acidentes e analisar os dados para criar políticas públicas voltadas para o público envolvido no trânsito e a solução dos problemas.

 

O levantamento é feito em todas as vias urbanas e também nas rodovias que passam pelo DF. É um trabalho que reúne unidades de diversas secretarias e órgãos.  O Comitê de Segurança Viária é composto pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, DETRAN, DER, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, NOVACAP, SAMU, Polícia Rodoviária Federal e DNIT.

 

Bons projetos

 

De acordo com Vinícius Brum, consultor da Falconi, o Brasil é exportador de bons projetos e o Brasília Vida Segura é um exemplo de boas práticas que a consultoria tem apresentado em vários países.

 

“Quando falamos sobre o programa no exterior, destacamos que Brasília seguiu as diretrizes da ONU e da OMS e executou as ações necessárias com o trabalho de uma estrutura de governança fortíssima. Se Brasília fosse um país, teria sido um dos poucos a cumprir a meta da ONU, afirmou o consultor.

 

Vinícius Brum destacou que a quantidade de acidentes fatais no Brasil ainda é muito alta, com média anual de 11 mil mortes. Em 2021 foram 11.600 mortes e 72 mil feridos graves. É a primeira causa de morte de jovens de 18 a 25 anos. “Se fosse uma doença, seria uma pandemia”, comparou.

 

Mesmo com esses índices, o consultor afirma que o Brasil obteve avanços extraordinários na última década. “O Brasil é referência por ser um país com tolerância zero para dirigir após o consumo de álcool.

 

O país reduziu 15% do consumo de álcool e registra o índice de 5,4% de motoristas que dirigem após ingerir álcool.  Cerca de 40 mil vidas foram poupadas nos últimos anos”, disse.

 

Governo do Distrito Federal