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8/11/17 às 15h09 - Atualizado em 26/07/23 às 17h23

Ciclomobilidade

Malha cicloviária do Distrito Federal

 

• Possui 664,77 km de extensão

• É uma das maiores malhas cicloviárias do país

• Disponível em 30 Regiões Administrativas

 

Mapa Cicloviário do DF

 

Planejamento de ciclovias

 

• Compete à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

• Articulação feita com órgãos que realizam e/ou executam projetos de infraestrutura viária: DER/DF, Novacap, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Secretaria de Obras.

 

Implantação de ciclovias

 

→ Novacap: Implanta infraestrutura de ciclovias no DF

→ DER: Implanta infraestrutura de ciclovias em áreas de influência de rodovias do DF

 

Manutenção e reforma de ciclovias

 

→ Novacap: nas ciclovias do DF

→ DER: nas ciclovias sob área de influência de rodovias do DF

→ Detran: responsável pela sinalização das ciclovias do DF

 

Critérios utilizados para implantação de ciclovias

 

• Estudos técnicos elaborados pela Semob

• Demandas das Administrações Regionais e dos cidadãos (por meio da ouvidoria)

 

Espaços destinados à circulação de bicicletas (fotos)

 

Ciclovia: via segregada exclusiva para ciclistas.

Ciclofaixa: faixa exclusiva para ciclista na via.

Ciclorrota: via compartilhada por motoristas e ciclistas.

Rua compartilhada: via compartilhada por motoristas, ciclistas e pedestres.

Passeio compartilhado: calçada compartilhada por pedestres e ciclistas.

 

Plano de Mobilidade Ativa

 

O Plano de Mobilidade Ativa do Distrito Federal – PMA-DF/2020 é um instrumento de planejamento que visa orientar e coordenar as ações governamentais voltadas à Mobilidade a Pé e à Ciclomobilidade, tendo como foco:

 

→ Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta

→ Incentivar a migração dos usuários dos modos motorizados para os modos ativos de deslocamento

→ Melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo

 

PMA_DF_2020_caderno_1

PMA_DF_2020_caderno_2

 

http://www.semob.df.gov.br/audiencias-publicas/

 

Planejamento de Ciclomobilidade

 

O PMA-DF/2020 propõe as seguintes etapas:

 

Curto prazo – 112,4 km (SODF/NOVACAP/DER/DETRAN)

– Finalizar projetos licitados/em obra

– Implantar projetos executivos existentes

 

Médio prazo – 172,7 km (SEMOB/SEDUH/DER/DETRAN/NOVACAP/SODF)

– Projetar e executar conexões da malha existente

– Concluir projetos em elaboração

– Atualizar projetos existentes não implantados com mais de 5 anos de elaboração

 

Longo prazo – 385,2 km (SEMOB/SEDUH/DER/DETRAN/NOVACAP/SODF)

– Expansão da malha a projetar com base na priorização multicritérios

 

Paraciclo/ Bicicletário

 

Paraciclo é um suporte físico para prender e guardar bicicletas. Pode ser instalado como parte do mobiliário urbano ou dentro de uma área delimitada, chamada de bicicletário.

 

– Termo de referência para a instalação de cerca de 534 paraciclos no Distrito Federal está em fase final. Ao todo, o PMA-DF/2020 prevê a instalação de três mil paraciclos em todo DF nos próximos anos.

 

– A implantação de paraciclos e bicicletários é priorizada em locais de grande circulação:   próximo a terminais de ônibus, escolas, praças e pontos comerciais e de lazer.

 

– Outros entes públicos (como a Seduh, a Novacap e as Administrações Regionais) e entes privados (como shoppings) também planejam e instalam paraciclos e bicicletários.

 

Bicicletas compartilhadas

 

– Projeto piloto de operacionalização de bicicletas compartilhadas foi implantado no Plano Piloto em maio de 2014.

 

– Em abril de 2020, após seis anos de serviço prestado, a empresa Serttel, operadora do programa +Bike, cancelou o contrato de cooperação com a Semob.

 

– Em outubro de 2021, começou a funcionar um novo sistema de bicicletas compartilhadas do DF, operado pela empresa Tembici, cadastrada e habilitada em chamamento público.

 

Em 2022, a Tembici totalizou a implantação de 70 estações e a disponibilização de 530 bicicletas.

 

– As bikes estão disponíveis na Asa Norte, Asa Sul, UnB e Sudoeste.

 

– Confira os valores e os endereços das estações das bikes compartilhadas da Tembici aqui.

 

Histórico – Ciclovias do DF

 

– A primeira ciclovia do DF foi construída pelo DER-DF em parceria com a Universidade de Brasília, em 26 de outubro de 2006. Fica na Rodovia DF-005, com extensão de 12,5 km, e liga o Lago Norte ao Varjão, seguindo até a subida do Paranoá;

 

– As demais ciclovias foram sendo construídas em sequência , também pelo DER/DF, como a ciclovia do Itapoã (6,5 km de extensão), a ciclovia que liga São Sebastião ao Jardim Botânico (12,5 km) e a ciclovia de Samambaia (7,5 km), que faz a integração com as estações do Metrô;

 

– Em 2009, a Novacap emitiu ordens de serviço para construir 301 km de ciclovias, em diversas regiões administrativas;

 

– Em 2010, havia um total de 242,57 km de ciclovias no DF; em 2015, 337,37 km e em 2016, 420 km;

 

– Em 2017, quando haviam 442 km de ciclovias no DF, foi lançado o Plano +BIKE, ampliando as possibilidades de deslocamento para os ciclistas, com a construção de uma rede cicloviária contínua e integrada ao sistema de transporte coletivo;

 

– Em 2018, o DF tinha 466,60 km de ciclovias e em 2020, 553,95 km;

 

– Em 2021, 25 km de infraestrutura cicloviária foram implantados;

 

– Em 2022, foram executadas ciclovias na EPAR (5,5 km), na DF-480 (5,3 km) e na  DF-065 (4 km);

 

– Em 2023, a malha cicloviária conta com 664,77 km. E, visando proporcionar melhorias aos ciclistas, será publicado o edital de licitação de 105 km de ciclovias em diversas regiões que tem como principal objetivo fazer a interligação das ciclovias já existentes. Como exemplo, no projeto está prevista ciclovia de 11,5 km em Samambaia, 4km interligando a região do Ceub até o Eixo Monumental, passando pelo Autódromo e Palácio do Buriti, 6 km de ligação em Samambaia e Taguatinga, 3km em Planaltina, 3km no Sudoeste/Octogonal, 3km interligando Varjão ao Lago Norte, entre outros.

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