O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) entregou, nesta terça-feira (27), o certificado de conclusão do curso de Gentileza Urbana para 60 motoristas e cobradores que atuam no transporte público coletivo do Distrito Federal. Ao todo, aconteceram sete encontros, com duração total de 18 horas/aula, ministradas às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h, na Escola de Trânsito do Detran-DF.
Para a coordenadora do curso, Dayanne Timóteo, a cada turma surgem novas e boas surpresas e mais motivação para continuar passando as ideias adiante. “Após o curso, dá para ver que cada empregado sai daqui sendo um multiplicador de gentileza. Eles vão passar o que aprenderam para outros colegas de trabalho. E isso é gratificante”, ressalta.
Segundo Jailson Silva de Moura, 37 anos, motorista no DF há mais de um ano, o curso veio em um ótimo momento. “Foi muito proveitoso. Aprendi, por exemplo, a lidar com idosos e a ter maior paciência com os passageiros”, emenda.
As primeiras turmas do curso formaram-se no final de abril. A ideia é que, gradativamente, todos os empregados do sistema de transporte público sejam atendidos pelo programa. “O objetivo do curso, que acontece entre os meses de abril e outubro, é atender cerca de 500 pessoas. A previsão é de que duas outras turmas – com 35 alunos, cada – iniciem os trabalhos no dia 3 de junho, próxima terça-feira”, adianta o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
Campanha – O programa Gentileza Urbana – além de reciclar e capacitar motoristas e cobradores – traz também uma campanha educativa para os usuários. Cartazes e folders foram distribuídos em terminais, escolas e administrações regionais.
Conservar os coletivos, respeitar as filas, usar adequadamente o cartão do SBA, bem como respeitar os assentos preferenciais, são algumas das mensagens transmitidas no material.