Uma nova linha do Corujão, serviço noturno de ônibus do Distrito Federal, passará a circular – a partir de 19 de fevereiro – entre a Rodoviária do Plano Piloto e parte do Setor de Clubes Sul.
O governador Rodrigo Rollemberg anunciou essa e outras ampliações no Corujão em evento, nesta quinta-feira (8), no Pier 21. O shopping é uma das áreas de entretenimento que será atendida, além do Pontão do Lago Sul e a Orla Sul.
As mudanças fazem parte de uma segunda etapa de reestruturação do serviço noturno de ônibus do DF. “Isso se soma a um conjunto de ações de mobilidade que vai garantir mais conforto, agilidade e segurança para os trabalhadores”, afirmou o governador.
Ele anunciou que na próxima semana vai assinar ordem de serviço para a construção de uma nova estação de metrô.
Outras alterações beneficiarão os trechos 2 e 3 do Sol Nascente (0.934), o Lago Norte (122.1) e o Varjão (122.1). Nesse caso, as linhas já existem e terão o itinerário modificado para atender às localidades.
A nova linha para o Setor de Clubes Sul será a 103.3, com o itinerário Rodoviária do Plano Piloto – Av. das Nações (Pontão do Lago Sul, Pier 21, Orla Sul). Ela partirá à zero hora, a 1 hora e às 2 horas.
O serviço noturno opera das 23 horas às 5 horas, horário em que a população já passa a ser atendida pelo serviço básico do sistema.
O Corujão foi criado no DF em junho de 1995 por meio da Lei nº 877, de 1995. A legislação — de autoria de Rollemberg, à época deputado distrital — instituiu a obrigatoriedade de manter o transporte coletivo no período noturno em linhas de maior demanda, com frequência não superior a 90 minutos.
Fonte texto e foto: Agência Brasília