Os 85 mil motoristas que passam diariamente pela BR-020, no sentido Planaltina / Plano Piloto, sentem as melhorias de segurança e fluidez no trânsito, na altura do KM 9 da BR-020, próximo ao Supermercado Comper. No local, foi realizada a obra de realocação do retorno dos motoristas que fazem a conversão para pegar a rodovia no sentido Plano Piloto, e a retirada de um quebra-molas.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, e o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior, foram pessoalmente comandar a operação de retirada do quebra-molas, na noite de segunda-feira (20/8).
A lombada havia sido construída para reduzir o alto número de acidentes que ocorria no local. No trecho entre os quilômetros 6 e 11 da rodovia, seis pessoas morreram e 85 ficaram feridas nos 89 acidentes que ocorreram em 2018. Em 2019, foram registrados 43 acidentes até o dia 11 de junho, com duas mortes e 56 pessoas feridas.
Os estudos técnicos apontaram que a realocação do retorno mais à frente não só iria resolver o problema do engarrafamento que a lombada gerava nos horários de pico, como também proporcionaria fluidez no tráfego. Nos últimos meses, foi registrado fluxo intenso no horário de pico da manhã, entre 6h30 e 8h30h.
Com as alterações realizadas pela Semob e o DER, os motoristas relatam que estão reduzindo em até 15 minutos o tempo de seus deslocamentos.