Sessões presenciais encerram a fase atual do projeto, que terá audiência pública em maio
Serão realizadas nesta semana as últimas oficinas de diagnóstico para atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) programou a realização dos eventos em todas as regiões administrativas do DF. As oficinas já foram realizadas em 23 RAs e estão agendadas para acontecer em mais 12 cidades, a partir desta segunda-feira (7), das 19h às 21h.
As sessões presenciais vão acontecer nas regiões administrativas de Águas Claras, Vicente Pires, Sol Nascente e Pôr do Sol, Candangolândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Park Way, Jardim Botânico, Lago Sul, Santa Maria, Riacho Fundo II e Arniqueira. Veja quadro com datas e endereços no final da matéria.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse que as audiências são abertas a todos os cidadãos do DF, para participar não é necessário que a pessoa seja moradora ou tenha vínculo com a região onde o evento é realizado.
“As oficinas são importantes para a população apresentar suas demandas, dar sugestões e dizer o que espera em termos de melhorias no presente e também para o futuro do transporte público e da mobilidade do Distrito Federal. Queremos que as pessoas participem e levem suas contribuições para que a equipe técnica possa elaborar um plano condizente com a realidade de cada região administrativa”, disse Zeno.
Próximos passos
Após o atual período de oficinas de diagnóstico, com sessões em todas as administrações regionais, as contribuições da população para o PDTU e o PMUS serão analisadas e vão compor um documento sobre o transporte público e a mobilidade urbana. No próximo mês de maio, será realizada a segunda audiência pública sobre os dois planos.
Em julho ou agosto deste ano, a população terá oportunidade de participar de mais uma rodada de oficinas, desta vez sobre o prognóstico do transporte e da mobilidade do DF. Serão debatidas as propostas que forem consolidadas pela equipe técnica. Uma nova audiência pública sobre as propostas escolhidas pela população será realizada em outubro, e a elaboração do projeto de lei do PDTU e PMUS deverá ficar pronto até o mês de dezembro deste ano.
Confira datas e locais das oficinas da semana