Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/03/25 às 13h44 - Atualizado em 11/03/25 às 11h53

Ônibus tiveram 388 mil acessos no primeiro domingo do Vai de Graça

Movimento foi 40% maior do que no domingo anterior ao Carnaval

 

O sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal registrou um aumento significativo na utilização dos ônibus neste domingo (9), o primeiro dia de funcionamento do programa Vai de Graça após o período de Carnaval. Houve 388.640 acessos, um aumento de 40% em relação ao dia 23 de fevereiro, ou seja, o domingo anterior às festas carnavalescas, quando foram registrados 278.078 embarques nos coletivos.

 

O aumento foi ainda maior, cerca de 60%, se for comparado o movimento deste domingo com o dia 18 de fevereiro de 2024, o primeiro domingo após o período de Carnaval do ano passado, quando foram registrados 243.856 embarques no ônibus do Distrito Federal. Foi maior que o próprio domingo de Carnaval de 2024, quando houve 260.481 acessos nos coletivos do DF.

 

O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, disse que mesmo com o movimento maior, as operadoras do transporte público coletivo da capital reportaram um domingo de tranquilidade na operação.

 

“Nós trabalhamos com a tabela normal de domingo, e percebemos que a frota disponível foi suficiente para atender esse aumento de demanda de passageiros, concretizando, na prática aquilo, que a gente já previa em nossos estudos. Isso é importante, pois o impacto no custo final da operação do Vai de Graça será dentro do previsto, e o GDF pode avançar nos estudos da gratuidade do transporte coletivo na capital”.

 

Instituído pelo Decreto do GDF nº 46.924/2025, o programa Vai de Graça garante transporte gratuito nos ônibus e metrô, aos domingos e feriados no Distrito Federal.  Nos ônibus, o acesso se dá pela porta dianteira com o uso de cartões de transporte que são liberados nos validadores. As pessoas que ainda não possuem cartão estão sendo liberadas pelos colaboradores dos ônibus e metrô.

Governo do Distrito Federal