Gratuidade nos ônibus e metrô começa no sábado e vai até a terça-feira com viagens extras para os deslocamentos dos foliões
O Carnaval dos brasilienses terá uma grande novidade, este ano. Nos quatro dias oficiais de folia o transporte público será gratuito para a população. Além das linhas normais de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está preparando a programação especial de linhas e horários que vão facilitar os deslocamentos dos passageiros para os blocos e festas no Distrito Federal.
A gratuidade nos ônibus e metrô começa à zero hora de sábado (1° de março) e vai até às 23h59 de terça-feira (4). O GDF vai manter o passe livre para toda a população até mesmo na segunda-feira, quando o comércio tem funcionamento normal e o volume de acessos ao transporte aumenta.
“A gratuidade será aos domingos e feriados, mas o governador Ibaneis Rocha decidiu estender também para o sábado e a segunda de Carnaval, uma medida de grande alcance social que vai fomentar o turismo e o comércio local”, disse o secretário titular da Semob, Zeno Gonçalves. Segundo ele, será um período de teste para o serviço.
“Nós temos mais de 1,2 milhão de acessos por dia no transporte público do DF. O período de Carnaval é atípico, mas será importante para começarmos a avaliar a gratuidade em termos de aumento de demanda, as rotas mais acessadas e os ajustes que serão necessários em relação às viagens e à frota”, afirmou o secretário.
A Semob está elaborando a programação do transporte coletivo para os dias de Carnaval. De acordo com o secretário, a pasta vai destinar reforço de viagens e horários na dispersão dos blocos após o encerramento dos eventos.
“Com a gratuidade, com certeza haverá aumento de demanda, e a Semob vai acompanhar o movimento dos passageiros para fazer os ajustes que forem necessários. Será uma operação complexa, por isso contamos com a compreensão da população neste período de testes e ajustes operacionais para teremos um Carnaval tranquilo e divertido para todos”, afirmou Zeno Gonçalves.