A partir desta quarta-feira (18), parte dos ônibus das linhas que atendem ao público formado predominantemente por estudantes serão remanejados e destinados ao aumento da frota de 53 linhas com maior demanda. Durante o período de suspensão das aulas (15 dias) em escolas e universidades, 100 veículos das linhas convencionais que passam próximas às áreas escolares serão utilizados nas linhas mais movimentadas.
A medida da Semob tem o objetivo de aumentar a oferta de viagens e reduzir a quantidade de passageiros nos veículos das linhas mais utilizadas por trabalhadores. Com menor quantidade de pessoas dentro dos ônibus, as operadoras poderão atender às recomendações de saúde pública que visam reduzir a velocidade de propagação e o nível de contaminação do coronavírus (Covid-19). Além de oferecer mais espaço para os passageiros, as operadoras poderão realizar a higienização dos veículos antes do início de cada viagem.
O remanejamento dos ônibus atinge todas as operadoras do STPC/DF. A região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo contarão com 26 ônibus a mais. Nas linhas que fazem trajetos de Planaltina e Sobradinho haverá reforço de 19 veículos. Na região do Gama, Santa Maria, São Sebastião, Paranoá e Itapoã, serão remanejados 17 ônibus. As linhas de Samambaia e P Sul terão 20 veículos a mais. Outros 18 veículos vão reforçar as viagens do Setor O e QNRs para o Plano Piloto.
A equipe da Semob emitiu a escala de remanejamento dos ônibus. As operadoras não poderão reduzir a quantidade de viagens nas linhas que não foram autorizadas. A Secretaria irá analisar os dados operacionais e verificar as condições de oferta e demanda no STPC/DF.
Bacia 1: | PIRACICABANA | |
Linhas que terão a Oferta ampliada | Denominação | Quantidade de Veículos |
0.517 | Sobradinho II/W 3 Norte-Sul (DF 150) | 2 |
501.3 | Sobradinho II/Eixo Norte-Sul | 2 |
600.7 | Planaltina (Av. Independência)/Eixo Norte-Sul (TAS) | 2 |
620.1 | Planaltina (Av. Independência)/Eixo Norte/Rodoviária do Plano Piloto | 1 |
640.2 | Planaltina (Av. Independência)/W 3 Norte-Sul (TAS) | 1 |
0016 | Rodoviária do Plano Piloto/Eixo Monumental/Setor Noroeste | 4 |
0.116 | Rodoviária do Plano Piloto/W 3 – L 2 Norte | 2 |
0.143 | Rodoviária do Plano Piloto/Hospital da Criança/RCG (SMU) | 1 |
115.2 | Rodoviária do Plano Piloto (Esplanada)/L 2 – W 3 Norte | 2 |
158.1 | Rodoviária do Plano Piloto/W 3 Sul/Cidade Estrutural | 2 |
TOTAL | 19 | |
|
||
Bacia 2: | PIONEIRA | |
Linhas que terão a Oferta ampliada | Denominação | Quantidade de Veículos |
2202 | Terminal de Gama/Rodoviária do Plano Piloto (PARADORA) – BRT | 2 |
2302 | Terminal de Santa Maria/Rodoviária do Plano Piloto (PARADORA) – BRT | 2 |
147.2 | São Sebastião (Res. Bosque)/W 3 Sul (Ponte JK) | 1 |
147.5 | São Sebastião (Res. Bosque)/W 3 Norte (Ponte JK) | 1 |
180.1 | São Sebastião (Res. Bosque-São José)/Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK) | 2 |
180.2 | Jardins Mangueiral/Rodoviária (Ponte JK) | 1 |
197.3 | São Sebastião (Bairro S. Francisco)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK) | 1 |
100.2 | Paranoá (Paranoá Parque)/Rodoviária do Plano Piloto (L 2 Sul) | 1 |
0.761 | Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK) | 1 |
0.764 | Itapoã/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK) | 1 |
0.765 | Itapoã (Cond. Del Lago)/Paranoá/Lago Sul (Pte das Garças)/Rod. do Plano Piloto | 1 |
0.780 | Itapoã (Rua do Baixinho)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK) | 1 |
761.2 | Paranoá (Paranoá Parque)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK) | 1 |
100.3 | Paranoá/Lago Sul (Pontes da Garças/Rodoviária do Plano Piloto (W3 Sul) | 1 |
TOTAL | 17 | |
|
||
Bacia 3: | URBI | |
Linhas que terão a Oferta ampliada | Denominação | Quantidade de Veículos |
0.373 | Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo) | 2 |
373.2 | Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (SHIS-EPNB-Eixo) | 2 |
870.9 | Riacho Fundo II (Av. Contorno)/Rodoviária do Plano Pilot (EPNB-Eixo) | 2 |
0.809 | Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) | 2 |
870.7 | Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) | 2 |
0.870 | Recanto das Emas (Qd. 800)/Riacho Fundo II/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo) | 2 |
0.810 | Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG) | 2 |
874.4 | Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG) | 2 |
0.874 | Recanto das Emas (Qd. 800-Riacho Fundo II)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG) | 2 |
0.882 | Riacho Fundo II (QS 18)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-SIG) | 2 |
0.825 | Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) | 2 |
0.821 | Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB) | 2 |
870.1 | Riacho Fundo II (QS 18-CAUB )/Rodoviária do Plano Piloto (EIXO) | 2 |
TOTAL | 26 | |
|
||
Bacia 4: | MARECHAL | |
Linhas que terão a Oferta ampliada | Denominação | Quantidade de Veículos |
0.056 | Samambaia (2ª Avenida)/P Sul (Av. Hélio Prates-Via P1-P3) | 1 |
0.383 | Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto (Estrutural) | 3 |
0.554 | Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto (P4-P3-P2) – Semiexpressa | 3 |
0.555 | Setor P Sul/W 3 Norte (P4-P3-P2) – Semiexpressa | 3 |
336.1 | Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto (Parkshopping-Zoológico) | 2 |
361.1 | Setor P Sul/Taguatinga Centro (P4-P3-P2-Pista do Estádio-Águas Claras) | 2 |
932.1 | Setor P Sul/Taguatinga Centro/EPTG/Rodoviária do Plano Piloto | 3 |
932.2 | Setor P Sul (Sol Nascente – Trecho I)/Hélio Prates/EPTG/W3 Sul/Rod. Plano Piloto | 3 |
TOTAL | 20 | |
|
||
Bacia 5: | SÃO JOSÉ | |
Linhas que terão a Oferta ampliada | Denominação | Quantidade de Veículos |
0.331 | Setor O/Rodoviária do Plano Piloto (Estrutural) | 2 |
0.343 | Setor O/Rodoviária do Plano Piloto (Estrutural) | 3 |
0.552 | Setor O/W 3 Sul (Expan-P2 N.-Guariroba)-Semiexpressa | 2 |
379.1 | Setor O (Hélio Prates)/W 3 Norte (EPTG-EPIA) | 2 |
0.556 | QNR 5/Rodoviária do Plano Piloto (P Norte-Via Leste)-Semiexpressa | 2 |
0.906 | QNR 5 (Setor O-Expan.-Via M2)/Estrutural | 2 |
343.2 | QNR 5 (P2 Norte)/Rodoviária do Plano Piloto (Av. Hélio Prates-Estrutural) | 3 |
379.2 | QNR 5 (P 2 N-Hélio Prates)/W 3 Norte (Estrutural) | 2 |
TOTAL | 18 | |
TOTAL DA AMPLIAÇÃO DE FROTA | 100 |