A retomada das atividades do Fórum do Passe Livre Estudantil, neste ano de 2013, foi marcada pela participação do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) no Encontro Temático, realizado nesta segunda-feira (4) na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga.
No evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Administração da UCB, o representante do DFTrans, Valmir Lopes, entre outros temas, falou da importância da conquista – pelos estudantes – do direito ao Passe Livre Estudantil. Lopes também elencou os procedimentos necessários para usufruir o benefício e outros pontos relevantes para a melhoria do transporte público no DF, “para o que a contribuição dos estudantes é essencial”.
O Fórum do Passe Livre Estudantil é um espaço aberto, livre e democrático para a construção coletiva de um transporte público de melhor qualidade e, também, uma garantia ao estudante de que as demandas ali apresentadas e debatidas são analisadas pelo DFTrans com a prioridade devida.
Ao ser criado, a ideia do Fórum foi, justamente, reunir representantes do DFTrans, estudantes de escolas públicas e particulares, bem como os universitários, no intuito de discutir propostas para mudar a realidade do transporte público coletivo do DF. Ser um espaço onde os estudantes podem apresentar aos técnicos do DFTrans suas sugestões, reclamações e demandas relacionadas ao tema.
Representatividade – Segundo Valmir – que é estudante da Universidade de Brasília (UnB) e tem a maior parte de suas aulas no campus da Ceilândia -, quando ainda realizado nas dependências do DFTrans, “o Fórum vinha perdendo representatividade, ficando sem a devida participação dos alunos. Na nova dinâmica, aproveitamos os eventos estudantis locais – como este Encontro Temático na UCB –, realizados em cada instituição, para passar o nosso recado”, explica.
Para a presidenta do CA de Administração, Mayhara Dias, o Fórum presta um serviço de informação aos estudantes quanto a seus direitos, “além de chamar o segmento para esse importante debate”. Já o vice, Alisson Camargo, acredita que a parceria com o DFTrans estreita a relação dos alunos com a sociedade e seus problemas, “e a questão do transporte coletivo é um desses pontos fundamentais”.
Camargo ainda lembrou da importância de os novos estudantes conhecerem a história de lutas da categoria para conquistar o direito ao Passe Livre, cuja lei (1.245) foi finalmente aprovada no ano de 2009. “O fórum também resgata esse processo, mostrando aos mais jovens a relevância dessa conquista e as formas de aprimorá-la ainda mais”.