A Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a Secretaria de Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagens do DF (DER-DF) realizaram, nesta quarta-feira (24), experimentos técnicos do ônibus articulado do Expresso DF. A simulação operacional com o ônibus articulado ocorreu na DF-002 (Eixão). A expectativa é transportar mais de 23 mil pessoas nos horários de pico.
Segundo a Secretaria de Transportes, o Expresso DF será entregue em dezembro deste ano. Os ônibus vão sair de Santa Maria e Gama com destino a Rodoviária do Plano Piloto e o terminal da Asa Sul, onde será feita a integração com o metrô.
BRT Corredor Eixo Sul
O sistema BRT Corredor Eixo Sul atenderá aproximadamente 600 mil pessoas, que realizarão viagens entre as cidades satélites do Gama e Santa Maria e o Plano Piloto.
O Expresso DF terá cerca de 43 km de extensão de corredores exclusivos. O sistema vai utilizar veículos articulados, com capacidade para cerca de 160 passageiros. O tempo de viagem, que hoje é de 90 minutos, deve ser reduzido para 40 minutos quando o novo sistema estiver em plena operação.
Ao longo do percurso, serão instaladas 15 estações com embarque em nível e 15 passarelas para maior segurança dos usuários. O projeto também contempla terminais de integração com os ônibus convencionais e metrô.