Uma comitiva do GDF foi ao interior de São Paulo nesta segunda-feira, 20 de maio, para conhecer o modelo de veículo que será utilizado pela empresa São José na Bacia 5 do novo sistema de transporte coletivo da capital federal. Estiveram no interior paulista o governador Agnelo Queiroz, o vice, Tadeu Filippelli, o secretário de Transportes, José Walter Vazquez, o diretor-geral da DFTrans, Marco Antônio Campanella e o diretor técnico da DFTrans, Lúcio Lima.
O governador ficou positivamente impressionado com o protótipo. “O padrão de modernidade, tecnologia, conforto e sustentabilidade dos veículos vai devolver aos cidadãos do DF o direito a um transporte público de qualidade e tirar a Capital da incômoda posição de pior serviço entre as 17 maiores cidades latinas”, opinou Agnelo Queiroz.
A fábrica da Caio, em Botucatu, será responsável por encarroçar (colocar carrocerias nos chassis montados pela Volkswagen) os 576 veículos que circularão em Brazlândia, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), no SCIA/Estrutural e em Vicente Pires, além de partes de Taguatinga e Ceilândia.
Todos os novos ônibus terão acessibilidade universal e utilizarão Padrão Euro 5, o que significa que emitem 180 vezes menos partículas poluentes do que os atuais ônibus do DF. “A partir de novembro, quando toda a frota nova estiver em operação, Brasília terá os ônibus mais modernos e ambientalmente mais sustentáveis de todo o País”, garantiu Filippelli.
Campanella destacou que a visita mostra que o GDF está no caminho certo e que a população do Distrito Federal, em breve, contará com a frota mais moderna, segura e confortável do país. “Os ônibus da empresa São José já estão em fase final de fabricação e dentro de um prazo de dois meses representarão o início de uma nova era a partir da qual o usuário do transporte público coletivo passará a ser a prioridade”, afirmou o diretor geral da DFTrans.
Para Lúcio Lima, “conhecer o primeiro ônibus da nova frota, fruto do esforço coletivo de toda a equipe do GDF, dá a certeza de que um transporte público de qualidade não é utopia, basta coragem e determinação. Vamos construir um momento ímpar em nossa cidade”, disse o diretor técnico da DFTrans.
A São José assinou contrato em dezembro de 2012 com o governo e, desde então, tinha seis meses para colocar os primeiros novos ônibus em operação. A Caio já está com os 576 coletivos prontos para serem montados, sendo que são 467 do tamanho convencional (chamados de Padron), 68 miniônibus e 41 articulados.