Mais de 540 mil passageiros foram transportados, em pouco mais de um mês, nos novos ônibus da Expresso São José, que circulam desde o dia 28 de junho em 12 linhas da Cidade Estrutural – o que corresponde a uma média de 16 mil usuários por dia.
Ao todo, foram registradas 4,2 mil integrações nos 50 veículos, já que o novo sistema permite fazer mais de uma viagem – em outro coletivo da TCB, no metrô ou em novos carros de outra bacia – pagando apenas uma passagem.
“Com a entrada da nova frota no sistema de transporte do DF, estamos iniciando o conceito de integração para os passageiros, a exemplo de Goiânia (GO), onde a quase totalidade dos passageiros utilizam o bilhete eletrônico”, exemplifica o diretor-técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima.
A integração pode ser feita no período máximo de duas horas (a partir do primeiro embarque) e os usuários devem utilizar um dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática – Vale-Transporte ou Cidadão – ou o Bilhete Único. Todos podem ser adquiridos nos postos SBA/DFTrans.
“Nossa meta é alavancar um número cada vez maior de usuários usufruindo do benefício”, diz Lima. “Em breve, vamos ampliar os pontos onde os usuários podem obter os cartões”, adianta.
Ainda no mês de julho, a empresa colocou 66 carros zero quilômetro em 25 linhas para atender às regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires.
A São José colocará, ao todo, 576 carros nas ruas, que vão atender – além da Cidade Estrutural – aos moradores do SIA, SCIA, Vicente Pires, Ceilândia (ao norte da Avenida Hélio Prates), Taguatinga (ao norte da QNG 11) e Brazlândia.
Os coletivos circulam na cor dourada e vêm equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas, entre outros itens.
Frota – Desde o dia 29 de julho, 30 ônibus da Viação Pioneira, ganhou a licitação para operar na bacia 2, também entraram em circulação, beneficiando aproximadamente 25 mil passageiros do Paranoá e Itapoá.
Até outubro, outras duas empresas passarão a operar no DF: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente.
E a Piracicabana – vencedora da bacia 1 – colocará, até dezembro, outros novos ônibus em circulação.
Linhas São José
Linha 0.158 – Cidade Estrutural – Rodoviária Plano Piloto
Linha 158.1 – Rodoviária Plano Piloto / W3 Sul/ Cidade Estrutural
Linha 158.2 – Cidade Estrutural/ W3 Norte (Eixo Monumental)
Linha 158.3 – Cidade Estrutural/ Eixo Sul e Norte
Linha 158.4 – Cidade Estrutural/ L2 Sul-Norte (Esplanada)
Linha 158.5 – Cidade Estrutural/ Rodoviária Plano Piloto (Eixo Monumental)
Linha 158.6 – Rodoviária Plano Piloto/ Cidade Estrutural (Eixo Monumental)/EPIA/ Feira dos Importados/ SIA
Linha 158.7 – Cidade Estrutural/ W3 Norte (SIA/ SIG)
Linha 158.8 – Cidade Estrutural/ Park Shopping (EPIA)
Linha 0.159 – Cidade Estrutural/ Setor “P” Sul (EPTG – P1-P2-P3-P4)
Linha 154.5 – Vila Estrutural/ Setor “O” (EPTG)
Linha 154.7 – Estrutural/ Areal/ Águas Claras/ Cidade do Automóvel
Linhas da TCB
Linha 0.108 – Rodoviária do Plano Piloto/Três Poderes
Linha 108.3 – Rodoviária do Plano Piloto/STJ – TST (Pier 21)/CJF
Linha 108.4 – Rodoviária do Plano Piloto/Buriti/SIG
Linha 108.5 – ROD. PLANO PILOTO / SHOPPING POPULAR (RODOFERROVIARIA-ESPLANDA)
Linha 108.6 – ROD. PLANO PILOTO / SHOPPING POPULAR (RODOFERROVIARIA)
Linha 108.7 – Rodoviária do Plano Piloto/QGEx/SMU
Linha 108.8 – Rod. Plano Piloto/Rodoviária Interestadual (Via W3 Sul)