As aulas do curso de idiomas para os rodoviários da nova frota tiveram início nesta segunda-feira (10), no campus da Asa Norte do Instituto Federal de Brasília (IFB). Estão inscritos 240 profissionais, que devem atuar em linhas especiais para atender os turistas que visitarão a cidade durante a Copa do Mundo.
“Essa é uma demonstração de que pretendemos, cada vez mais, prestar um serviço de melhor qualidade aos usuários”, enfatizou o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, na aula inaugural do curso.
A cobradora da empresa Pioneira, Lindaura Cardoso, de 42 anos, terá pela primeira vez contato com a língua inglesa. “Estou ansiosa. Quero aprender o máximo possível”, promete. “Espero adquirir mais conhecimento no curso de inglês para que, na copa, converse 100% com os passageiros de fora”, diz o motorista Osmar Rodrigues, que trabalha na Piracicabana.
Já o motorista João Cardoso, de 62 anos, optou pelo idioma espanhol. “Creio que poderei me comunicar com várias pessoas. Por isso, vou me aperfeiçoar”, conta.
Parceria – A previsão é de que os cursos nas línguas inglesa ou espanhola, que têm 205 horas/aula e o reconhecimento do Ministério da Educação, durem até o final de maio. As aulas, ministradas no campus do IFB da 610 Norte, acontecem de segunda a sexta-feira em três turnos – pela manhã (8h a 11h40), tarde (14h a 17h40) ou noite (19h a 22h40).
As aulas são resultado de parceria entre o DFTrans, o Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo do DF e o Instituto Federal de Brasília (IFB).
Em 2013, foi realizado curso semelhante para os prepostos do sistema. “Na ocasião, mais de 350 motoristas e cobradores fizeram a inscrição para frequentar as aulas”, lembra o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.