20/01/25 às 16h01 - Atualizado em 20/01/25 às 16h04
Servidores foram nomeados em 26 de dezembro/24 e já estão em atividade
O GDF nomeou 25 auditores fiscais para reforçar o time da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), sobretudo na fiscalização do transporte público coletivo e individual de passageiros no Distrito Federal. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 26 de dezembro de 2024, mas as atividades dos novos servidores, lotados na Subsecretaria de Fiscalização (Sufisa), começaram neste mês de janeiro.
Os auditores fiscais são responsáveis por monitorar a operação do transporte público coletivo, incluindo o cumprimento de viagens, horários e itinerários. Além de fiscalizar, a Sufisa faz um trabalho de orientação, visando a melhoria do atendimento ao público por parte dos rodoviários. A conduta do motorista é um dos principais itens dos treinamentos e palestras.
Nesta segunda-feira (20), o secretário titular da Semob, Zeno Gonçalves, participou do evento de recepção dos novos auditores, e destacou a importância do trabalho da categoria.
Zeno afirmou que o GDF está atento à importância do transporte público coletivo, pois é pelo transporte que as pessoas acessam todos os demais serviços como saúde, educação e se deslocam para o trabalho. “Está em nossas mãos, atender as pessoas que todos os dias saem de casa para poder pegar o ônibus, para poder trabalhar, estudar, enfim, sobreviver”, ressaltou.
Servidor público desde 1984, Zeno compartilhou algumas experiências pessoais, para reflexão dos novos servidores. “Acima de tudo, servir. Nós estamos aqui para servir”, afirmou o secretário.
“O trabalho é importante, o ganha pão, a satisfação da família, mas o espírito do servidor está acima de tudo na atividade diária. Mais importante do que o cargo, é aquilo que o cargo representa para as pessoas. Nós não podemos nunca nos esquecer que estamos aqui para atender ao próximo. E não há mérito nenhum em apenas cumprir o dever. O mérito está em fazer além, em contribuir para melhorar o serviço público”, disse Zeno Gonçalves.
O servidor James dos Santos Oliveira é um dos novos auditores nomeados pelo GDF. Experiente em transporte público, trabalhou por 12 anos como técnico de transportes urbanos, começando no DFTrans e depois na Semob. Ao iniciar sua nova carreira, James falou sobre a expectativa de atuar na fiscalização do setor.
“Sempre sonhava em trabalhar como auditor de transporte, pois eu convivia com muitos auditores nesses anos todos. Quando o edital do concurso foi lançado em 2022, decidi que era a minha oportunidade de realizar mais um sonho, de me tornar auditor fiscal. Espero, nesse cargo, dar o meu melhor, como fiz por 12 anos como técnico da Semob. Estou ansioso pela nova atividade que irei desempenhar e motivado para continuar contribuindo para que o cidadão tenha um transporte público cada vez melhor”.