Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/01/13 às 19h38 - Atualizado em 11/01/13 às 19h38

Serviço Executivo do Sudoeste já está em operação

COMPARTILHAR

O Serviço Executivo que vai ligar o Sudoeste à Esplanada dos Ministérios entrou em operação nesta segunda-feira (14). O diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella, e o presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Koch, participaram da viagem inaugural, que saiu do Terminal Rodoviário do Cruzeiro às 7h .

“Nós iniciamos esse serviço pelo Sudoeste porque a TCB dispunha de uma frota que permite essa integração numa frequência muito boa. De 15 em 15 minutos, haverá carros para os usuários saindo do Terminal Rodoviário do Cruzeiro”, explica o diretor geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.

O objetivo é aumentar a mobilidade urbana e reduzir o número de carros na região central do Plano Piloto. “O custo material para esse usuário será praticamente o mesmo que ele gasta hoje deixando seu carro no estacionamento vulnerável a furto, roubo. O executivo possui um nível de conforto que estimula o usuário a deixar o carro em casa e se deslocar de ônibus”, justifica Campanella.

Segundo o diretor, a ideia é ampliar o serviço para outras áreas do DF. “O DFTrans está fazendo um projeto básico para estender para outras regiões, como Águas Claras e as Asas Sul e Norte”, adianta.

Serviço – A nova linha, que é a 0.165, circulará entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, com saídas a cada 15 minutos a partir do Terminal do Cruzeiro. O preço da passagem será R$ 5 e os carros contarão com validadores do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans para registro dos cartões.

O serviço contará com cinco micro-ônibus, com capacidade para 26 passageiros sentados. Os usuários vão encontrar nos carros ar-condicionado, bancos reclináveis e internet gratuita. O percurso terá, ao todo, 23,5 quilômetros e os veículos vão fazer o trajeto em, aproximadamente, uma hora.  

Até chegar à Esplanada, os micro-ônibus passarão, entre outros pontos, pelo Terraço Shopping, Palácio do Buriti e HFA.

A necessidade do serviço se baseia em Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). No estudo, constatou-se que 54,4% dos moradores da Região Administrativa Sudoeste/Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto e em lugares como o Palácio do Buriti, Esplanada dos Ministérios, setores de Autarquias e Bancário Sul e Norte, entre outros.

 

 Itinerário: Sentido circular

Rodoviária do Cruzeiro

EPCB (HFA)

Via HCE 2

Via HCE 1

1ª Avenida do Sudoeste

Via S1 Oeste

Via S1 Leste (Esplanada)

Via Ligação S1/N1 (Prox. Praça dos Três Poderes)

Via N1 Leste (Esplanada)

Via N1 Oeste

Via de Ligação N1/S1 (Praça do Cruzeiro)

Via S1 Oeste

1ª Avenida do Sudoeste

EPCB

Rodoviária do Cruzeiro