Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/15 às 20h48 - Atualizado em 7/11/18 às 16h39

SEMOB estuda modelos para melhoria do transporte público

COMPARTILHAR

Representantes da Secretaria de Mobilidade participaram nesta segunda-feira (31) do Seminário Organização Institucional dos Transportes Urbanos- uma experiência francesa. O objetivo foi analisar o modelo da cidade de Lyon, na França, que desempenha um dos sistemas de transporte público de maior referência no mundo.

Especialistas franceses em transportes, vieram a convite da Semob, mostrar inovações que garantem maior qualidade e eficiência no sistema de transporte coletivo. Foram apontados aspectos como plano tecnológico para trazer mais agilidade ao transporte e menores custos em longo prazo, além de maior segurança, conforto e praticidade ao passageiro, levantando inclusive a ideia de que um cidadão com conforto tem melhores condições para desempenhar as atividades de sua rotina.

Foram tratados ainda os diferentes tipos de contratação dos serviços de transporte urbano e seus processos de concorrência, além do acompanhamento e fiscalização do sistema. As inovações que estão sendo estudadas buscam qualidade para que o cidadão possa deixar seu carro e optar por diferentes meios de transporte públicos no seu dia a dia, considerando ainda a importância de que meios alternativos são mais benéficos ao meio ambiente.